Ensinar língua portuguesa em tempos de tecnologia digital: Entre a ousadia e o desafio
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82029Keywords:
Ensino e Tecnologia, Figuras de Linguagem, Ensino de Língua PortuguesaAbstract
O relato de experiência apresentado resulta de uma prática de estágio curricular obrigatório realizada por alunos da Universidade Federal de Santa Catarina em uma escola pública de Florianópolis. A prática aqui analisada foi desenvolvida com uma turma do ensino médio noturno e teve como ponto de partida um projeto de docência que contemplou os eixos organizadores do ensino de língua, leitura-escrita, fala-escuta e, sobretudo, análise linguística, aliados ao uso da tecnologia. Analisar aquele contexto de formação docente, considerando a atuação dos futuros professores e a prática pedagógica realizada, a partir de discussões apresentadas por Antunes (2003), Rojo (2009), Geraldi (2010) e Santaella (2013) é o que esse estudo propõe. A experiência mostrou que está em curso um novo desafio para a escola e para os professores, elaborar estratégias de integração entre os processos educativos anteriores e o acesso aos mecanismos de aprendizagem resultantes da inserção dos usuários nos espaços da cibercultura.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

