ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: AÇÕES DE POLÍTICA DE LÍNGUAS EM CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60852Palabras clave:
Português Língua Adicional, Amapá, Universidade, Internacionalização, Políticas LinguísticasResumen
Este trabalho objetiva traçar um breve panorama de ações de políticas de ensino de Português Língua Adicional (PLA) na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e analisar de que forma essas ações foram concebidas como parte da construção de políticas de internacionalização (BIZON, 2013; ANDREOTTI et. al, 2015; SHOHAMY, 2006; SPOLSKY, 2004;) na instituição. Para tanto, à luz de uma pesquisa qualitativo-interpretativista (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; MAHER, 2010; TEIXEIRA, 2010), foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e conversas informais com professores da UNIFAP, bem como consultas a informações em sites com o domínio da universidade. De maneira geral, constatou-se que as ações elencadas são em nível de extensão e que foram originadas a partir da aplicação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Constatou-se ainda que as ações são recentes e que, para serem executadas, foi exigido um esforço maior de agentes sociais locais, os quais, na maioria das vezes, não encontraram o devido apoio. Nesse cenário, advoga-se pela potencialização da área de PLA na UNIFAP por meio de ações que sejam fruto de diálogos efetivos entre horizontalidades e verticalidades (M. SANTOS, 2001).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

