ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: AÇÕES DE POLÍTICA DE LÍNGUAS EM CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60852Keywords:
Português Língua Adicional, Amapá, Universidade, Internacionalização, Políticas LinguísticasAbstract
Este trabalho objetiva traçar um breve panorama de ações de políticas de ensino de Português Língua Adicional (PLA) na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e analisar de que forma essas ações foram concebidas como parte da construção de políticas de internacionalização (BIZON, 2013; ANDREOTTI et. al, 2015; SHOHAMY, 2006; SPOLSKY, 2004;) na instituição. Para tanto, à luz de uma pesquisa qualitativo-interpretativista (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; MAHER, 2010; TEIXEIRA, 2010), foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e conversas informais com professores da UNIFAP, bem como consultas a informações em sites com o domínio da universidade. De maneira geral, constatou-se que as ações elencadas são em nível de extensão e que foram originadas a partir da aplicação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Constatou-se ainda que as ações são recentes e que, para serem executadas, foi exigido um esforço maior de agentes sociais locais, os quais, na maioria das vezes, não encontraram o devido apoio. Nesse cenário, advoga-se pela potencialização da área de PLA na UNIFAP por meio de ações que sejam fruto de diálogos efetivos entre horizontalidades e verticalidades (M. SANTOS, 2001).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

