ANÁLISE DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA ESTUDANTES INICIANTES DO CURSO DE PLE DO CELIN-UFPR

Autores/as

  • Jovania Maria Perin Santos Celin-UFPR e Uninter

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.50971

Palabras clave:

Livro didático, ensino de PLA/PLE, abordagem comunicativa, letramento crítico, gêneros discursivos.

Resumen

RESUMO: 

Este estudo se propõe a analisar uma unidade didática para alunos iniciantes - do nível Básico 1 - do curso de PLE (Português como Língua Estrangeira) elaborado por professores do Celin-UFPR (Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná). Com esta análise, procura-se elucidar carências e melhorias que possam ser implementadas no material a fim de contribuir para o seu aprimoramento. O estudo parte do conceito de que há a necessidade de se produzirem materiais específicos para públicos específicos. A análise da unidade didática será feita tendo como direcionamento a Abordagem Comunicativa e o Letramento Crítico conforme descrito por Mattos e Valério (2010) e o Ensino de Línguas por Tarefas de acordo com Santos (2014). Para a elaboração de materiais didáticos de ensino de línguas e especialmente de PLE em imersão parece ser aceitável que mais do que uma corrente teórica seja utilizada, desde que sejam complementares. O artigo defende que a habilidade em combinar diferentes procedimentos teóricos confere qualidade à proposta de ensino. Inicialmente será apresentada a fundamentação teórica e as diretrizes que farão parte do estudo. Na sequência, haverá uma breve descrição da unidade didática em questão e em seguida a sua análise e sugestões para melhoria.

Biografía del autor/a

Jovania Maria Perin Santos, Celin-UFPR e Uninter

Possui licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Tuiuti do Paraná (1993). É especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas - Português como Língua Estrangeira (2000) e mestre em Estudos Linguísticos pela UFPR (2014). Atualmente é professor cooperado - CEILIN (Cooperativa de Educadores e Instrutores de Línguas de Curitiba), presta serviços para o Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná desde 2005 como professora do curso de português para estrangeiros (PLE) e desde 2007 como assessora da coordenação deste curso. Supervisiona a produção de materiais didáticos para o curso de PLE no Celin-UFPR. É aplicadora do CELPE-BRAS (Exame de Proficiência de Língua Portuguesa para Estrangeiros) organizado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) desde 2005.

Publicado

2017-12-17

Cómo citar

Perin Santos, J. M. (2017). ANÁLISE DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA ESTUDANTES INICIANTES DO CURSO DE PLE DO CELIN-UFPR. Revista X, 12(2). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.50971