ANÁLISE DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA ESTUDANTES INICIANTES DO CURSO DE PLE DO CELIN-UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.50971Palabras clave:
Livro didático, ensino de PLA/PLE, abordagem comunicativa, letramento crítico, gêneros discursivos.Resumen
RESUMO:
Este estudo se propõe a analisar uma unidade didática para alunos iniciantes - do nível Básico 1 - do curso de PLE (Português como Língua Estrangeira) elaborado por professores do Celin-UFPR (Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná). Com esta análise, procura-se elucidar carências e melhorias que possam ser implementadas no material a fim de contribuir para o seu aprimoramento. O estudo parte do conceito de que há a necessidade de se produzirem materiais específicos para públicos específicos. A análise da unidade didática será feita tendo como direcionamento a Abordagem Comunicativa e o Letramento Crítico conforme descrito por Mattos e Valério (2010) e o Ensino de Línguas por Tarefas de acordo com Santos (2014). Para a elaboração de materiais didáticos de ensino de línguas e especialmente de PLE em imersão parece ser aceitável que mais do que uma corrente teórica seja utilizada, desde que sejam complementares. O artigo defende que a habilidade em combinar diferentes procedimentos teóricos confere qualidade à proposta de ensino. Inicialmente será apresentada a fundamentação teórica e as diretrizes que farão parte do estudo. Na sequência, haverá uma breve descrição da unidade didática em questão e em seguida a sua análise e sugestões para melhoria.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.