ANÁLISE DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA ESTUDANTES INICIANTES DO CURSO DE PLE DO CELIN-UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.50971Keywords:
Livro didático, ensino de PLA/PLE, abordagem comunicativa, letramento crítico, gêneros discursivos.Abstract
RESUMO:
Este estudo se propõe a analisar uma unidade didática para alunos iniciantes - do nível Básico 1 - do curso de PLE (Português como Língua Estrangeira) elaborado por professores do Celin-UFPR (Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná). Com esta análise, procura-se elucidar carências e melhorias que possam ser implementadas no material a fim de contribuir para o seu aprimoramento. O estudo parte do conceito de que há a necessidade de se produzirem materiais específicos para públicos específicos. A análise da unidade didática será feita tendo como direcionamento a Abordagem Comunicativa e o Letramento Crítico conforme descrito por Mattos e Valério (2010) e o Ensino de Línguas por Tarefas de acordo com Santos (2014). Para a elaboração de materiais didáticos de ensino de línguas e especialmente de PLE em imersão parece ser aceitável que mais do que uma corrente teórica seja utilizada, desde que sejam complementares. O artigo defende que a habilidade em combinar diferentes procedimentos teóricos confere qualidade à proposta de ensino. Inicialmente será apresentada a fundamentação teórica e as diretrizes que farão parte do estudo. Na sequência, haverá uma breve descrição da unidade didática em questão e em seguida a sua análise e sugestões para melhoria.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

