ADAPTAR PARA INCLUIR: CONFLITOS E DESAFIOS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NO PROJETO PIBID INGLÊS – UFPR

Authors

  • Thais Rodrigues Cons UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37670

Keywords:

EJA, ensino de língua inglesa, PIBID, letramento crítico

Abstract

O Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mesmo que de extrema relevância e importância no contexto sócio histórico brasileiro, ainda se apresenta como um grande desafio para os educadores nas questões de adaptação dos alunos em sala de aula, de currículo e de orientações metodológicas. Considerando o desafio, este texto busca problematizar os conflitos ocorridos nas oficinas de ensino de língua inglesa promovidas pelo PIBID - Inglês - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Universidade Federal do Paraná e discutir, com base na teoria do Letramento Crítico - LC, até que ponto as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Político Pedagógico da Escola dão suporte para os professores envolvidos com a educação de jovens e adultos. Com o aporte teórico mencionado e através do relato da experiência de adequação do projeto, conclui-se que a adaptação de alunos jovens e adultos é viável se considerarmos um currículo abrangente e a multiplicidade de identidades formadas no espaço escolar.

Author Biography

Thais Rodrigues Cons, UFPR

Aluna de graduação em Letras, e bolsista do projeto PIBID - Inglês na UFPR.

Published

2015-06-08

How to Cite

Cons, T. R. (2015). ADAPTAR PARA INCLUIR: CONFLITOS E DESAFIOS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NO PROJETO PIBID INGLÊS – UFPR. Revista X, 1(0.2015). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37670