ADAPTAR PARA INCLUIR: CONFLITOS E DESAFIOS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NO PROJETO PIBID INGLÊS – UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37670Palavras-chave:
EJA, ensino de língua inglesa, PIBID, letramento críticoResumo
O Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mesmo que de extrema relevância e importância no contexto sócio histórico brasileiro, ainda se apresenta como um grande desafio para os educadores nas questões de adaptação dos alunos em sala de aula, de currículo e de orientações metodológicas. Considerando o desafio, este texto busca problematizar os conflitos ocorridos nas oficinas de ensino de língua inglesa promovidas pelo PIBID - Inglês - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Universidade Federal do Paraná e discutir, com base na teoria do Letramento Crítico - LC, até que ponto as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Político Pedagógico da Escola dão suporte para os professores envolvidos com a educação de jovens e adultos. Com o aporte teórico mencionado e através do relato da experiência de adequação do projeto, conclui-se que a adaptação de alunos jovens e adultos é viável se considerarmos um currículo abrangente e a multiplicidade de identidades formadas no espaço escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

