ATUALIZAÇÃO DE ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.16523Palabras clave:
levantamento bibliográfico, identidade, professores de língua inglesaResumen
O objetivo deste trabalho é atualizar o estudo bibliográfico de pesquisas que abordam a questão da identidade de profissional do professor de língua inglesa no Brasil realizado em 2007 por Quevedo-Camargo e Ramos (no prelo), por meio de levantamento eletrônico. Desse modo, nos concentraremos nas publicações realizadas após o estudo de 2007, abordando, portanto, as pesquisas que datam de 2006 até outubro de 2008 de maneira a verificar tanto as contribuições destes estudos quanto as possíveis descobertas e diferenças do estudo anterior. Visa igualmente a contribuir para um inventário de elementos constitutivos da identidade do professor de língua inglesa no cenário brasileiro. Foram encontrados 6 textos que atendiam aos critérios de busca estabelecidos, sendo 4 artigos e 2 dissertações. De maneira geral, os estudos sobre identidade focam na visão de identidade como construída sócio-historicamente, sempre em processo, multifacetada, não fixa e fragmentada e que tais estudos têm recebido uma crescente atenção por parte dos pesquisadores a julgar pela quantidade de artigos encontrados no âmbito de dois anos – e revisados no escopo deste artigo- se comparado às pesquisas encontradas por Quevedo-Camargo e Ramos (no prelo).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

