INGLÊS VERDE E AMARELO: EXPERIÊNCIAS NO PIBID INGLÊS UFPR

Authors

  • Aline Laís Bueno UFPR
  • Isabel Ribeiro UFPR
  • Rodrigo Fiorese Braga UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37760

Keywords:

Ensino de Língua Inglesa, Letramento Crítico, Inglês como Língua Internacional, Interculturalidade, Linguística Aplicada

Abstract

A visão de ensino tem se modificado à medida que a sociedade evolui. A mudança na estrutura social e a evolução tecnológica trazem novos indivíduos para dentro dos espaços de educação e forçam os organizadores desses espaços, tais como professores, equipe pedagógica e educadores a tomarem novas posições com relação a eles mesmos e suas visões. O objetivo deste trabalho é mostrar através de relatos como esses participantes e suas respectivas opiniões se transformaram, fazendo, para isso, uso de pressupostos fornecidos por Weininger (2006), Bohn (2006), Jordão (2007), Modiano (2001) e McKay (2003) aplicados ao contexto do projeto “Inglês Verde e Amarelo” (IVA) proposto pelo PIBID – Inglês da UFPR no ano de 2013. Nosso foco é a descentralização da língua inglesa dos polos culturais tradicionais embasada pelo caráter internacional da língua e o papel do professor na apresentação desta em relação às culturas que a cercam, especialmente a postura deste considerando os novos contextos de aprendizagem. Iremos expor três situações e incidiremos sobre elas as palavras dos teóricos escolhidos a fim de tentar definir o que acontece quando se colocam alunos e professores em aprendizado conjunto do que é cultura.

Author Biographies

Aline Laís Bueno, UFPR

Aluna de graduação em Letras na UFPR e bolsista do projeto PIBID - Inglês.

Isabel Ribeiro, UFPR

Aluna de graduação em Letras na UFPR e bolsista do projeto PIBID-Inglês.

Rodrigo Fiorese Braga, UFPR

Aluno de graduação em Letras na UFPR e bolsista do projeto PIBID-Inglês.

Published

2015-06-08

How to Cite

Bueno, A. L., Ribeiro, I., & Braga, R. F. (2015). INGLÊS VERDE E AMARELO: EXPERIÊNCIAS NO PIBID INGLÊS UFPR. Revista X, 1(0.2015). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37760