Narrativas singulares numa pesquisa plural: Relatos de experiências de acadêmicos cegos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i2.83759

Palavras-chave:

Relato de Experiências, Acadêmicos cegos/baixa visão, Linguagens invisibilizadas, Realidades Singulares.

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de doutorado, a qual visou investigar o contexto das produções textuais na perspectiva de acadêmicos cegos ou com baixa visão da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual em Ponta Grossa, doravante APADEVI/PG. Metodologicamente, a investigação é qualitativa e os dados foram obtidos através de dois instrumentos: dez entrevistas de grupo focal e nove entrevistas individuais semiestruturadas, todas realizadas nas dependências da APADEVI/PG. Neste artigo apresentamos relatos de experiências de quatro acadêmicos cegos em relação à escrita dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os acadêmicos expõem os desafios, bem como as realizações alcançadas nesse percurso. Assim, compartilhamos ações realizadas durante a pesquisa, buscamos ampliar o conhecimento sobre estas realidades singulares, refletir sobre nossa atuação diante dessas situações a fim de romper estereótipos, desconhecimentos e preconceitos em relação aos acadêmicos cegos e com baixa visão.

Biografia do Autor

Simone de Fatima Colman Martins, Universidade Federal do Paraná(UFPR), Curitiba, Paraná

Doutoranda e Bolsista(CAPES) em Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Paraná. Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade(2016) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Licenciada em Letras-Português(2001) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Produção Textual.

Francisco Javier Calvo del Olmo, Universidade Federal do Paraná(UFPR), Curitiba, Paraná

doutor em Estudos da Tradução pela UFSC. Professor Adjunto no DELEM da UFPR, orienta pesquisas junto ao PPG-Letras na área dos Estudos Linguísticos e coordena o mestrado bilateral com a Universidade Grenoble-Alpes (França). Realizou estágio de pós-doutorado no Laboratório Lidilem da Université Grenoble-Alpes (2018-19) como bolsista do programa Capes-Cofecub (Projeto DiproLing). É líder do grupo de pesquisa: Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas – FLORES.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

Colman Martins, S. de F., & del Olmo, F. J. C. (2022). Narrativas singulares numa pesquisa plural: Relatos de experiências de acadêmicos cegos. Revista X, 17(2), 658–677. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i2.83759