DESAFIOS NA DOCÊNCIA DE LI EM ESCOLAS PÚBLICAS: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS NAS NARRATIVAS DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v13i2.57308

Palavras-chave:

ensino de línguas, desafios docentes

Resumo

Este artigo buscou compreender o mal-estar vivenciado pelos professores de língua inglesa, por meio da análise de seus relatos sobre a percepção acerca de seu próprio trabalho em escolas públicas de Divinópolis - MG. O Objetivo principal do estudo foi analisar as vivências dos professores e o impacto dessas experiências em sua vida pessoal e profissional. Para a realização da pesquisa utilizou-se de uma estratégia de pesquisa biográfica, as Histórias de Vida, em que cinco professores que trabalham com o ensino da LI foram convidados a falar sobre suas percepções. O tratamento dos dados se deu pela Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que os professores se sentem desvalorizados, tanto pela indisciplina e falta de interesse dos alunos, como pela falta de amparo e clareza dos documentos oficiais que regem o ensino da LI.

Biografia do Autor

Míriam Rabelo Gontijo, Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais Doutoranda do Cefet MG - Estudos de Linguagem

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Departamento de Letras, área de ensino de Língua Estrangeira (Inglês). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem do Cefet MG.

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Publicado

2018-09-13

Como Citar

Gontijo, M. R. (2018). DESAFIOS NA DOCÊNCIA DE LI EM ESCOLAS PÚBLICAS: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS NAS NARRATIVAS DE PROFESSORES. Revista X, 13(2), 15–33. https://doi.org/10.5380/rvx.v13i2.57308

Edição

Seção

Artigos para número atemático