ENTREVISTA COM CLARISSA JORDÃO

Autores

  • Francisco Carlos Fogaça Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Denise Akemi Hibarino UNICAMP
  • Denise Cristina Kluge UFPR
  • Clarissa Menezes Jordão UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.54227

Palavras-chave:

Letramento Crítico, aprendizagem de línguas, Formação de professores de línguas estrangeiras

Resumo

A convidada desta entrevista, que inaugura uma nova seção na Revista X, é Clarissa Menezes Jordão. O tema da entrevista é naturalmente o Letramento Crítico (LC), uma vez que Clarissa foi uma das precursoras da perspectiva do LC  no ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Em um trabalho pioneiro realizado para a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, em 2005, foi uma das autoras de um conjunto de materiais didáticos desenvolvidos para o ensino fundamental pautado no LC. Tal experiência é relatada no texto “Ensino de Inglês, Letramento Crítico e Cidadania: um triângulo amoroso bem-sucedido”, publicado em 2007. Foi também uma das idealizadoras e fundadoras da Revista X, em 2006, tendo organizado uma edição totalmente dedicada ao Letramento Crítico, em 2011.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Fogaça, F. C., Hibarino, D. A., Kluge, D. C., & Jordão, C. M. (2017). ENTREVISTA COM CLARISSA JORDÃO. Revista X, 12(1). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.54227