Open Journal Systems

ENTREVISTA COM CLARISSA JORDÃO

Francisco Carlos Fogaça, Denise Akemi Hibarino, Denise Cristina Kluge, Clarissa Menezes Jordão

Resumo


A convidada desta entrevista, que inaugura uma nova seção na Revista X, é Clarissa Menezes Jordão. O tema da entrevista é naturalmente o Letramento Crítico (LC), uma vez que Clarissa foi uma das precursoras da perspectiva do LC  no ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Em um trabalho pioneiro realizado para a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, em 2005, foi uma das autoras de um conjunto de materiais didáticos desenvolvidos para o ensino fundamental pautado no LC. Tal experiência é relatada no texto “Ensino de Inglês, Letramento Crítico e Cidadania: um triângulo amoroso bem-sucedido”, publicado em 2007. Foi também uma das idealizadoras e fundadoras da Revista X, em 2006, tendo organizado uma edição totalmente dedicada ao Letramento Crítico, em 2011.


Palavras-chave


Letramento Crítico; aprendizagem de línguas; Formação de professores de línguas estrangeiras

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v12i1.54227