Sentimentos Vivenciados na Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso por Egressos de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v15i3.90341

Palavras-chave:

Trabalho de Conclusão de Curso, Sentimentos, Egressos, Ciências Contábeis

Resumo

O desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vem acompanhado de alguns sentimentos que podem causar impactos positivos e/ou negativos no processo. A presente pesquisa tem como objetivo identificar os sentimentos vivenciados pelos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis de IES públicas da região sudeste brasileira, durante o desenvolvimento do TCC. A pesquisa foi realizada com aplicação de questionários a egressos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, sendo a amostra final composta por 43 respondentes. Os resultados indicam que os sentimentos negativos variam entre a ansiedade e a decepção/desilusão, enquanto os positivos variam entre um simples “ok” para entusiasmo e êxtase nas fases de conclusão, além de uma admiração construída pelo orientador/pela orientadora. O presente trabalho contribui para a literatura acerca do processo de pesquisa e escrita científica ao trazer a percepção dos egressos da graduação em Ciências Contábeis.

Referências

Ahmed, S. (2014). The cultural politics of emotion (Second edition). Edinburgh University Press.

Almeida, A. F. M., & Leal, E. A. (2015). Características do Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis em Universidades Públicas de Minas Gerais. In: 6º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, Santa Catarina., Curitiba, Brasil.

Arquero, J. L., Fernández-Polvillo, C., Hassall, T., & Joyce, J. (2017) Relationships between communication apprehension, ambiguity tolerance and learning styles in accounting students. Revista de Contabilidad, 20(1), 13-24. https://doi.org/10.1016/j.rcsar.2015.10.002

Batista, M. N., & Campos, L. F. A. (1998). Nível e fontes de estresse em alunos de psicologia. Psicologia USP, 3, (1), 61-76.

Blitvich, P. G. C., & Bou-Franch, P. (2019) Introduction to analyzing digital discourse: new insights and future directions. In: Analyzing Digital Discourse. Palgrave Macmillan, Cham, 2019. p. 3-22.

Blitvich, P. G. C., & Bou-Franch, P. (2019). Analyzing Digital Discourse. Palgrave Macmillan.

Bosanquet, A., & Cahir, J. (2016). "What feelings didn't I experience!": affect and identity in PhD writing. In C. Badenhorst, & C. Guerin (Eds.), Research Literacies and Writing Pedagogies for Masters and Doctoral Writers (pp. 132-148). Brill. https://doi.org/10.1163/9789004304338_008

Brasil. RESOLUÇÃO CNE/CES 10, DE DEZEMBRO DE 2004, Diário Oficial da União, Seção 1, páginas 15, dispõe no Art. 9º que o TCC é um componente opcional a ser implementado boa currículos das instituições de Ensino Superior (IES).

Cameron, J., Nairn, K., & Higgins, J. (2009). Demystifying academic writing: Reflections on emotions, know-how and academic identity. Journal of Geography in Higher Education, 33(2), 269-284. Doi: https://doi.org/10.1080/03098260902734943.

Campos, E. A. R., Kuhl, M. R., Andrade, S. M. & Stefano, S. R. (2016) Análise dos níveis de estresse em formandos de administração e ciências contábeis de uma universidade pública. Revista Gestão & Conexões, 5(1), 121-140. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.12066.121-140.

Departamento de Administração do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. (2016). Trabalho de conclusão de curso: Manual de políticas e elaboração. 1º. Ed. https://www2.ufjf.br/administracaogv/wp-content/uploads/sites/195/2017/01/Manual-Elabora%C3%A7%C3%A3o-TCC-Vers%C3%A3o-B.pdf

Eizirik, C. L., Kapczinski, F., & Bassols, A. M. S. (2001) O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Artmed.

Gil, A. C. (2015). Didática do ensino superior. Atlas.

Hall, M. (2016). Realising the richness of psychology theory in contingency-based management accounting research. Management Accounting Research, 31, 63–74. https://doi.org/10.1016/j.mar.2015.11.002

Heyden, M. S. T., Resck, Z. M. R., & Gradim, C. V. C. (2003). A pesquisa na graduação em enfermagem: requisito para conclusão do curso. Revista Brasileira de Enfermagem, 56(4), 409-411. https://doi.org/10.1590/S0034-71672003000400021.

Laffin, M. (2000) A pesquisa nos cursos de ciências contábeis. Revista de Ciências da Administração, 2(4), 99-106. https://doi.org/10.5007/%25x.

Leal, E. A., Miranda, G. J., & Casa Nova, S. P. C. (2019). - Afinal, o que é o TCC?: Entendendo o tamanho da encrenca. In: E. A. Leal, G. J. Miranda, & S. P. C. Casa Nova (Org.), TCC Trabalho de Conclusão de Curso: Uma abordagem leve, divertida e prática (Parte I). Saraiva Uni.

Lima, J. P. R. D., Casa Nova, S. P. D. C., & Vendramin, E. D. O. (2023). Sexist academic socialization and feminist resistance: (De)constructing women’s (Dis)placement in Brazilian accounting academia. Critical Perspectives on Accounting, 102600. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2023.102600

Lima, J. P. R. D., Vendramin, E. D. O., & Miranda, C. D. S. (2021). Quem tem medo de se comunicar? Análise da apreensão na comunicação de estudantes de ciências contábeis. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 16(1), 105–127. https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.30366

Lima, J. P. R., Vendramin, E. O., & Casa Nova CASA NOVA, S. P. C. (2018). Identidades Acadêmicas em uma Era de Produtivismo: O (Des)Alojamento das Mulheres Contadoras. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (EnANPAD), Curitiba, PR, Brasil. https://login.semead.com.br/20semead/anais/arquivos/1863.pdf

Lipp, M. E. N., & Novaes, L. E. (1996). Mitos & verdades: o stress. Contexto.

Meireles, G. O. A. B. (2012) A vivência do estresse no último ano de um curso em enfermagem. [Dissertação de Pontifícia Universidade Católica de Goiás]. Repositório Digital de Teses e Dissertações da PUC Goiás. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2911.

Meurer, A. M., Sousa, R. C. da S., Costa, F., & Colauto, R. D. (2021). Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, 32(85), 158-173. https://doi.org/10.1590/1808-057x202010550

Moretti, F. A., & Hübner, M. M. C. (2017). O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: Vamos repensar nossa política educacional? Revista Psicopedagogia, 34(105), 258–267. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862017000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Moser, D. V. (2012). Is Accounting Research Stagnant? Accounting Horizons, 26(4), 845-850. doi:10.2308/acch-10312

Pérez-Sabater, C. (2019) Emoticons in relational writing practices on WhatsApp: Some reflections on gender. In: P. G. C. Blitvich, & P. Bou-Franch (Eds.), Analyzing Digital Discourse (pp. 163-189. Palgrave Macmillan.

Pullen, A. (2018) Writing as labiaplasty. Organization, 25(1), 123-130. https://doi.org/10.1177/1350508417735537

Repenning, N., Löhlein, L., & Schäffer, U. (2022). Emotions in accounting: A review to bridge the paradigmatic divide. European Accounting Review, 31(1), 241–267. https://doi.org/10.1080/09638180.2021.1908906

Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf

Rezende, M. S., Miranda, G. J., Pereira, J. M., & Cornacchione, Jr, E. B. (2017). Stress e desempenho acadêmico na pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 25(96) 1-20. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.25.2931

Richardson, L. (2000). Writing: A method of inquiry. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research (pp. 516–529). Sage Publications, Inc.

Robbins, S. P. (2005). Mudança organizacional e administração do estresse: O que é o estresse. In: S. P. Robbins (Org.), Comportamento organizacional (pp. 438-445). Pearson Education.

Silva, A. G. da, Morais, F. M. S. G. de, Farias, I. P., Medeiros, P. M. de, & Araújo, J. G. N. de. (2019). Dificuldades do Docente no Processo de Orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso: um Estudo em Cursos de Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior da Grande Recife. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 7(1), 20–38. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n1.36118

Veras, R. da S., & Ferreira, S. P. A. (2010). A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar Em Revista, 38, 219–235. https://doi.org/10.1590/s0104-40602010000300015

Viana, C. M. Q. Q., & Veiga, I. P. A. (2010). O Diálogo Acadêmico Entre Orientadores e Orientandos. Educação, 33(3) 222-226. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8079.

Wallau, S. M. (2003). Estresse laboral e síndrome de burnout: uma dualidade em estudo. Feevale.

Zhao, C., Golde, C. M., & McCormick, A. C. (2007) More than a signature: How advisor choice and advisor behavior affect doctoral student satisfaction. Journal of further and higher education, 31(3), 263-281. https://doi.org/10.1080/03098770701424983.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

de Oliveira Freitas, I. R., Nascimento Nganga, C. S., & Resende de Lima, J. P. (2023). Sentimentos Vivenciados na Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso por Egressos de Ciências Contábeis. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 15(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v15i3.90341