Relatório Integrado de Gestão: Perspectivas dos Contadores sobre a Efetividade em uma Universidade Pública Brasileira à luz da Teoria Institucional e da Inovação Aberta
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v16i1.90092Palavras-chave:
Relatório Integrado, Perspectivas, Contadores, Teoria Institucional, Inovação Aberta.Resumo
A adoção do modelo internacional do Relatório Integrado (RI) representou uma inovação para a transparência pública. O objetivo do estudo consiste em identificar a perspectiva dos contadores sobre a efetividade da adoção do RI à luz da Teoria Institucional (TI) e da Inovação Aberta (IA) em uma universidade federal brasileira. Pesquisa qualitativa, utilizou-se como técnicas de pesquisas a entrevista e a análise interpretativa dos conteúdos a partir da transcrição das falas de cinco contadores dos seis que já contribuíram ou contribuem com o Relatório na instituição. Nos resultados, os contadores apontam que a adoção do Relatório Integrado para as Unidades Prestadoras de Contas no Brasil apresentou melhorias na qualidade das informações contábeis e financeiras. Contudo, o contador envolvido diretamente com a elaboração do relatório percebe que este apenas atende exigências do órgão normatizador e mais que apresentar informação, há a necessidade de socializar e melhor comunicar para que ocorra compreensão e controle efetivamente. Conclui-se que há uma aparente divergência de perspectiva sobre a efetividade do RI entre o profissional que elabora e os que contribuem com informações acessórias. Sendo assim, sugere-se para estudos futuros a investigação de como os contadores podem contribuir para a efetividade do RI nos órgãos em que atuam a partir da abordagem prática e comunicativa.
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