APLICAÇÃO DO BALANCED SCORECARD A UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v1i2.15265Palavras-chave:
Desenvolvimento Regional, Terceiro Setor, ONG, Gestão, Balanced ScorecardResumo
Nas duas últimas décadas a sociedade brasileira passou a atribuir crescente importância à cidadania, à educação, à segurança, ao meio ambiente e ao bem estar social. Dada a incapacidade dos governos em atender às novas demandas, as organizações do Terceiro Setor assumiram um papel relevante, surgindo como parte da solução dos problemas sociais. Entretanto, a gestão destas organizações é bastante difícil devido às características intrínsecas do setor. Neste trabalho é apresentado um modelo de gestão estratégica, baseado no Balanced Scorecard, para uma organização deste setor: a ONG Zambô, do Movimento Negro de Caraguatatuba, município do litoral norte do Estado de São Paulo. Conclui-se que o Balanced Scorecard é uma ferramenta que permitiu a integração da missão e visão da ONG Zambô de forma a traduzi-la em objetivos e medidas que possibilitam a avaliação do seu desempenho sob a ótica de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).