Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto foi redigido usando todas as configurações do template fornecido; usa fonte Arial, tamanho 10, com texto justificado. O espaçamento entre linhas é simples e de 10 pontos entre os parágrafos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Todos os artigos devem seguir as diretrizes e formatos fixados no modelo (template) disponibilizado na página da revista. O template deve ser baixado e utilizado na escrita do artigo para garantir os formatos ali fixados e estabelecidos para publicação. Na Carta ao Editor, além de apresentar a pesquisa, é necessário informar a qual categoria está sendo realizada a submissão.

Todas orientações sobre conteúdo e formatação a serem seguidas na escrita do artigo encontram-se no próprio arquivo do modelo:

Modelo (template) RBPEF

Não há limite de quantidade de páginas para publicação dos artigos. Contudo, caberá aos editores e/ou avaliadores sugerirem reduções de extensão em casos excessivos ou redundantes. 

O primeiro autor do trabalho é o responsável pela submissão; representa os demais autores (caso existam); assume que tem a permissão de todos para submissão do trabalho; assegura a inexistência de plágio no artigo submetido e que não viola direitos autorais. A RBPEF não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.

São aceitos artigos com até dois autores. Havendo a partir de três autores deve-se justificar em comentários para os editores o papel de cada autor. Por exemplo, pesquisas empíricas, cujos dados foram coletados em diversas instituições por diversos pesquisadores. Nesses casos específicos, a norma APA 7: exige a indicação dos apelidos e iniciais de até 20 autores nas referências bibliográficas. Ao longo do texto, apenas os dois primeiros apelidos, seguido de et al. (data).

  • Incluir a URL completa do identificador ORCiD no cadastro de todos os autores;
  • Todo texto submetido deve seguir  criteriosamente à formatação indicada no template.

Todo manuscrito deve conter:

- Título em português, espanhol e inglês
- Resumo em português, espanhol e inglês; conter até 150 palavras e; respectivas palavras-chave (mínimo três, máximo cinco).

As seguintes seções recomendadas e indicadas no template são:

  1. INTRODUÇÃO - Descrição do tema investigado de forma a possibilitar a construção do problema e apresentação do objetivo da pesquisa e do referencial teórico adotado. Deve apresentar de forma sucinta o cenário da pesquisa, contendo revisão dos trabalhos-chave da área que contribuam para demonstrar possível lacuna existente para construção do problema de pesquisa. Descrever e identificar de forma clara o problema da pesquisa. Apresentar o referencial teórico adotado para investigação do problema identificado.
  2. METODOLOGIA - Discriminação qualitativa e/ou quantitativa da pesquisa com a descrição do referencial metodológico utilizado tanto para coleta quanto para análise dos dados. Observar a necessidade e rigor da metodologia em descrever e discriminar os materiais e métodos, o grupo de controle, a amostragem, etc., empregados na metodologia, de forma a garantir uma apresentação detalhada do que e como foi realizada a pesquisa. O mesmo se orienta em relação à organização dos dados, que podem ser agrupados em categorias; apresentados em tabelas, e outras formas de organização para facilitar a análise e prover melhor compreensão da pesquisa realizada.
  3. RESULTADOS E DISCUSSÃO - análise pormenorizada dos dados coletados. A discussão deve conectar o estudo com temas atuais e relevantes da área apresentando implicações relevantes e claras. As interpretações devem estar alinhadas com os dados coletados e as análises conduzidas (método dedutivo), não extrapolando os limites do que é possível aferir pela metodologia do trabalho (indução). Limitações do estudo devem ser apresentadas abrindo-se possibilidades de novas pesquisas.
  4. CONCLUSÃO - apresentação da conclusão da investigação, revisitando o problema de pesquisa e ressaltando os pontos principais e a resposta apresentada com suas implicações para área do ensino de física.

- AGRADECIMENTOS - se houver, caso contrário suprimir do manuscrito.

- REFERÊNCIAS - obrigatoriamente conforme APA 7ª edição.

A Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Física adota o estilo APA Standards em sua última atualização (7ª edição) para citações e referências bibliográficas. Para maiores informações, consulte o link: https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples/journal-article-references

Exemplos de citações para as referências bibliográficas:

Livros:

Bachelard, G. (1965). L’ Activité rationaliste de La Physique contemporaine. PUF.

Documentos oficiais e Leis:

BRASIL (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm 

BRASIL (2009). Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2009/Lei/L11947.htm

Vídeos:

Haase, V. G. (2014). SBNp - Ciência Cognitiva e Educação: O Construtivismo não funciona [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=KB7YuB3BH8w 

Publicação em um Blog:

Kofalt, D. (2023, 15 de maio). APA Style JARS for high school students. APA Style Blog. https://apastyle.apa.org/blog/jars-high-school-students 

Trabalhos publicados em congressos/simpósios:

Lima, L. G., & Corrallo, M. V. (2019). Trinta anos de física também é cultura: apresentação de estratégias didáticas para o ensino da interface física-literatura por meio de indicadores. In Atas do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física (pp. 01-08). Sociedade Brasileira de Física. https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T0351-1.pdf 

Capítulo de Livro:

Lima, L. G., & Castro, L. P. V. (2023). Ideias Fundamentais para Construção Curricular: por uma pedagogia conteudista e um currículo baseado em saberes essenciais. In T. Venturi, & R. C. Bartelmebs (Org.). Educação, Ensino e Ciências: formação docente e (re)existência na Universidade Pública (pp. 169-292). CRV. https://www.editoracrv.com.br/ 

Publicação em uma rede social:

Museu de Lisboa [@MuseudeLisboa]. (2019, 21 de novembro). Plural Lisbon exhibition #museudelisboa [Vídeo anexado] [Tweet]. Twitter. https://twitter.com/MuseudeLisboa/status/1197590644425932800 

Dicionários / Enciclopédias:

Priberam. (s.d.). Dicionário Priberam da língua portuguesa. https://dicionario.priberam.org/

Jogo eletrônico / videojogo:

New World Computing. (1996). Heroes of might and magic II [Jogo eletrônico]. The 3DO Company.

Organizações:

Organization for Economic Cooperation and Development [OECD]. (2015). Students, Computers and Learning: Making the Connection. PISA, OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/9789264239555-en

Podcast:

Pasquini, P., & Rodrigo, I. (Anfitriões). (2023). Mecânica Quântica [Episódio nº 124 de podcast áudio, 20’45’’]. Fisicast. https://open.spotify.com/episode/55P3ZJkoGyy8qnNKxGfF2P

Publicação em periódico:

Pietrocola, M. (2002). A Matemática como estruturante do conhecimento Físico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 19(1), 89-109. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297

Imagem:

Rabelo, D. (2015). Pombo [Fotografia]. Flickr. https://www.flickr.com/photos/127210860@N08/19610050386/ 

Livro com dois autores:

Saviani D., & Duarte, N. (2021). Conhecimento Escolar e Luta de Classes. Autores Associados.

Software / aplicação móvel:

The Tor Project, Inc. (s.d.). Tor browser (Versão 13.0.1) [Software de computador]. https://www.torproject.org/download/

Site / informação ou notícia:

Vaiano B. (2024, 06 de abril). FCC: o acelerador de partículas que pode substituir o LHC. Super Interessante. https://super.abril.com.br/ciencia/fcc-o-acelerador-de-particulas-de-91-km-que-pode-substituir-o-lhc/ 

Teses / dissertações:

Viennot, L. (1976). Le raisonnement spontané en dynamique élémentaire. [Tese de doutorado, Universidade Paris VII]. https://doi.org/10.3406/cafon.1979.1171 

 

 

Artigos de pesquisa

A RBPEF aceita submissão em fluxo contínuo de artigos relacionados a pesquisas inéditas sobre Ensino de Física e à linha editorial do periódico. Não há limite máximo para número de páginas, mas os editores ou os árbitros podem sugerir redução da extensão caso o artigo seja excessivamente longo. Os autores devem seguir o template único disponibilizado para todas as seções da revista, onde se encontram todas as formatações exigidas e informadas nas Diretrizes para Autores.

Após o envio, o artigo é submetido a dois processos. No primeiro, Desk Review, os artigos serão escaneados por um software de similaridade (CopySpider) e avaliado se atende o escopo da seção pelo editor chefe ou editores associados. No Segundo, o texto será submetido a dois pareceristas, com grau de doutores na área da pesquisa da seção, mediante o processo double-blind peer review.

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

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