Open Journal Systems

REDE URBANA E NOVAS INTERAÇÕES ESPACIAIS EM CIDADES MÉDIAS: UMA ANÁLISE ACERCA DO FLUXO AÉREO NO AEROPORTO MÁRIO RIBEIRO EM MONTES CLAROS/MG

Iara Soares de França, Maria Ivete Soares de Almeida

Resumo


Este artigo analisa a centralidade exercida pela cidade média de Montes Claros/MG a partir dos fluxos aéreos no Aeroporto Mario Ribeiro, diagnosticados nos anos de 2013 e 2014. Destaca-se Montes Claros/MG no contexto das cidades médias brasileiras assumindo um papel de grande relevância nas redes urbanas quanto a sua crescente dinâmica e consolidação. Trata-se de uma cidade média que, ao final do século XX, apresenta transformações socioespaciais relacionadas à atração de capitais, bens, serviços, mercadorias, infraestruturas e pessoas. Com o adensamento das atividades econômicas, produtivas e as interações espaçais existentes, Montes Claros configura-se como uma importante centralidade em escala regional e inter-regional contextualizando o surgimento de novas interações espaciais e a consolidação das interações já existentes, tais como a dinamização industrial e a procura por comércios atacadistas e varejistas e serviços especializados em educação superior e técnica, além da rede de saúde de alta complexidade. Nesse sentido, essa cidade média amplia a sua centralidade ao encabeçar a rede de conexões aéreas no Norte de Minas, denotando sua expressão como nó articulador das interações na rede urbana nas escalas intra e inter-regional. Com isso, expande também o seu papel articulador, demonstrando a sua crescente especialização funcional e outras formas de inserção na rede urbana.


Palavras-chave


Centralidade; intra e inter-urbano; setor aéreo; fluxos e fixos; Norte de Minas

Texto completo:

ARTIGO AUTORIZAÇÃO

Referências


AMORIM FILHO, Oswaldo Bueno,BUENO, Maria Elizabeth Taitson; ABREU, João Figueiredo. Cidades de porte médio e o programa de ações sócio-educativo-culturais para as populações carentes do meio urbano em Minas Gerais. Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro/SP, v. 2, n. 23-24, 1982. p. 33-46.

ANDRADE, Thompson, LODDER, Celsius. A. Sistema urbano e cidades médias no Brasil. IPEA. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1979.

AZEVEDO, Júlio Cesar de; ORTIGOZA, Silvia Aparecida Guarniere. Instalação e ampliação de aeroportos e seus impactos sócio-espaciais em cidades paulistas: o caso de ribeirão preto.VII SITRAER –Simpósio de Transporte Aéreo –RJ, 26 a 28 DE Janeiro, 2008. p.709-720.

BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. A cidade e a organização do território. In:Geografia Urbana.2ª. edição, 1997. Fundação CalousteGulbenkian/Lisboa. Tradução Raquel Soeiro de Brito. p.457-492.

CASTELLO BRANCO, Maria Luisa. Cidades Médias no Brasil. In: SPOSITO, Eliseu Silvério; SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; SOBARZO, Oscar. Cidades médias: produção do espaço urbano e regional. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

CASTELLO BRANCO, Maria Luisa. Movimento pendular e perspectivas de pesquisas em aglomerados urbanos/Commutingandresearchperspectives in urbanagglomerations, 2005. Disponível em: .

CHRISTALLER, Walter. Teoria das LocalidadesCentrais (1933). In: Central places in southerngermany. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1966.

CORRÊA, Roberto Lobato. Construindo o conceito de cidade média. In: SPÓSITO, Maria Encarnação Beltrão (Org.). Cidades Médias: espaços em transição. 1ª. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p.23-33.

CORRÊA, Roberto Lobato. Estudos sobre a Rede Urbana. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2006. CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. 7ª Ed. São Paulo. 2001.

CORRÊA, Roberto Lobato. Interações Espaciais. In. CASTRO, I. E.. GOMES, P. C.; CORRÊA, R. L. (Org.) Explorações Geográficas. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, p. 279-318.

COSTA SANTOS, Emmanuel Raimundo. Urbanização e Rede Urbana na Amazônia Setentrional Amapaense/AP. Revista Formação Online, n. 19, volume 2, jul./dez., 2012. p. 107 -131.

DINIZ, Alexandre Magno Alves; ALVARENGA DINIZ, Leoni Carlos. Análise dos principais fluxos aéreos dos aeroportos da capital mineira e suas recentes transformações. Sociedade & Natureza, Uberlândia, 18 (34): 31-43, jun. 2006.

EGLER, Claudio A. G. Questão regional e gestão do território no Brasil. In: CASTRO, Iná Elias; GOMES, Paulo Cesarda Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Org). Geografia: conceitos e temas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

FRANÇA, Iara Soares. Aglomeração urbana descontínua de Montes Claros/MG:novas configurações socioespaciais. 2012.393fTese(Doutorado em Geografia) –Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia: UFU, 2012.

FRANÇA, IaraSoares. A cidade média e suas centralidades: O exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, (Dissertação Mestrado em Geografia) 2007. 208p.

GEIGER, Pedro Pinchas. Evolução da Rede Urbana Brasileira.Rio de Janeiro: CBPE, 1963. (Coleção o Brasil Urbano).

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 11ª. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.INFRAERO. . .

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA/IBGE. Região de Influência das Cidades/REGIC:Rio de Janeiro/RJ. Edições: 1987, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA/IBGE. Censo Demográfico, 2010.Disponível em .

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA –IPEA. Brasil em desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas. Vol. 2. Brasilia: IPEA,2010.

LEFEBVRE, Henri. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Editora: UFMG, 1999. Tradução Sergio Martins. MATOS, RalfoEdmundo da Silva. Espacialidade em rede:população, urbanização e migração no Brasil contemporâneo. Belo Horizonte: C/Arte, 2005. 264 p. ISBN: 85-7623-024 -0.

MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico?São Paulo: Contexto, 2006.

PEREIRA, AnaPaula Camilo; SILVEIRA, Márcio Rogério. A dinâmica do transporte aéreo regional nas cidades médias do estado de São Paulo. Formação (online),vol. 2, no 15 (2008). p.37-55.

PEREIRA, Anete Marília. Cidade Média e Região:o significado de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia/MG, 2007. Tese (Doutorado).

PEREIRA, Anete Marília. A propósito das cidades médias: algumas considerações sobre Montes Claros. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CIDADES MÉDIAS, 1., 2005, Presidente Prudente. Anais... Presidente Prudente: GASPERR/UNESP, 2005. p. 1-13.

PEREIRA, Anete Marília.A urbanização no sertão norte-mineiro algumas reflexões.In: PEREIRA, Anete Marília; ALMEIDA, Maria Ivete Soares de. (Org.). Leituras Geográficas sobre o Norte de Minas Gerais. Unimontes. Montes Claros. 2004. p.11-32.

PEREIRA, Anete Marília; LEITE, Marcos Esdras. A expansão urbana de Montes Claros a partir doprocesso de industrialização. In: PEREIRA, Anete Marília; ALMEIDA, Maria Ivete Soares de. (Org.). Leituras Geográficas sobre o Norte de Minas Gerais. Unimontes. Montes Claros. 2004. p.33-51.

PEREIRA, Fabiano Maia; LEMOS, Mauro Borges. Cidades médias: uma visão nacional e regional.Anais do XI Seminário sobre economia mineira. Diamantina, 24 a 27 de Agosto de 2004.Disponível em http:.www.cedeplar.ufmg.br.PEREIRA, Luís Andrei Gonçalves;

FERREIRA, Willian Rodrigues. Redes de Transportes e Comércio Internacional:os fluxos das exportações do setor siderúrgico-metalúrgico no norte de Minas Gerais. R. Ra’e Ga -Curitiba, v.29, p.64-91, dez/2013. ISSN: 2177-2738

SANTOS, Milton. Manual de Geografia Urbana. 3ª. Edição. São Paulo: Edusp. 2008.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção.São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton, SILVEIRA, Maria. L. O Brasil: Território e Sociedade no Início do Século XXI.Editora Record. Rio de Janeiro, 2001.

SPOSITO, Maria EncarnaçãoBeltrão. Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Novas formas comerciais e redefinição da centralidade intra-urbana. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. (Org.). Textos e contextos para a leitura geográfica de uma cidade média.Presidente Prudente: 2001, p. 235-253.

WHITACKER, Arthur Magon. Inovações Tecnológicas, Mudanças nos Padrões Locacionais e na Configuração da Centralidade em Cidades Médias. Anais do X Coloquio Internacional de Geocrítica: Los Problemas del Mundo Actual.Soluciones Y Alternativas desde la Geografía Y las Ciencias Sociales. Porto Alegre, 28 de mayo-1 de junio de 2007.Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v35i0.41591