Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista RA'E GA - O Espaço Geográfico em Análise tem por objetivo a publicação de trabalhos inéditos e de carácter amplo, capazes de acrescentar novos conhecimentos ao saber geográfico em todas as suas vertentes ou de aprimorar às metodologias de análise espacial.
No escopo da revista não se enquadram artigos de opinião pessoal, resenhas e ensaios ou trabalhos similares a inventários, relatórios técnicos ou acadêmicos de abrangência local, que não acrescentem inovação ao conhecimento científico correlato a análise espacial.
Seu foco é, portanto, a divulgação de resultados de pesquisas que auxiliem na inovação e ampliação do conhecimento científico geográfico e no aprimoramento das metodologias de análise espacial.
Entendendo a análise de escopo
O objetivo da análise de escopo é identificar se o artigo se adequa ao escopo da Revista e agilizar o processo de avaliação. É realizada pelos editores (em até 60 dias a partir da data de submissão).
Exemplo: apesar dos estudos de fragilidade ambiental, de mapeamento de uso da terra e de erosividade serem típicos no âmbito geográfico, artigos que aplicam uma das metodologias consagradas e concentram os resultados na caracterização da área de estudo a partir da descrição dos resultados, a princípio não se enquadram no escopo da revista (exemplo: a bacia apresenta 18% da área plana ...., 32% do município encontra-se em área de ...., as áreas de ... do bairro ... Conclusão: O município carece de investimentos do setor público...).
Nestes casos, quando se observa que o foco do artigo é a divulgação de dados locais/regionais e, de forma indireta, corroborar com a eficácia de uma metodologia já consagrada, sem apresentação de inovação, sem aprimoramento das metodologias de análise espacial e/ou sem discussão aprofundada dos resultados, o artigo é considerado como fora do escopo.
Isto não significa que artigos de abrangência local ou com metodologias consagradas não se enquadram no escopo da Revista. Ao contrário, espera-se, nestes casos, que o artigo permita a identificação de incongruências metodológicas, divergências em relação ao conhecimento científico posto ou esperado e, a discussão desses problemas frente a outros artigos, ou seja, que permita renovar e ampliar o conhecimento científico. Assim, a análise de escopo vai além da metodologia empregada e da área de abrangência espacial e, baseia-se, principalmente, na forma como os resultados são apresentados e discutidos.
A análise de escopo busca identificar, também, artigos que apresentem resultados efêmeros/frágeis ou que extrapolem a abrangência da pesquisa realizada. Assim, apesar de algumas metodologias permitirem abordagens com baixos n amostrais (populacionais, espaciais e/ou no tempo) e outras, que possibilitam maior interação por parte do pesquisador, a análise de escopo verifica se os resultados extrapolam a abrangência dos dados, se inserem opiniões pessoais (não fundamentadas cientificamente) e, se a metodologia utilizada possui fundamentação científica, bem como possibilita a validação dos resultados e a replicação da pesquisa.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os manuscritos serão submetidos à análise crítica de avaliadores internos e/ou externos à instituição editora, para julgamento de mérito.
Periodicidade
A Revista RA'E GA - O Espaço Geográfico em Análise é um veículo de publicação quadrimestral (a partir de 2011) conceito A1 conforme Qualis (2017 - 2020).
A Revista Ra'e Ga surgiu em 1997, sendo publicada anualmente apenas em papel, com o ISSN 1516-4136. Em 2005, do número 9 em diante, passou a ser publicada semestralmente em papel e em meio digital e, a partir de 2009, do número 17 em diante, as edições passaram a ser semestrais e apenas em modo digital a revista passou a ser chamada de Ra'e Ga (Online) - O Espaço Geográfico em Análise com ISSN 2177-2738. A partir de 2011 a revista passou a publicar três edições por ano, passando a ser quadrimestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Destacamos que não são cobradas taxas ou encargos aos autores, garantindo total gratuidade da revista tanto para acesso quanto à submissão de artigos.
Histórico do periódico
A Revista surgiu em 1997, publicada anualmente apenas em papel com o ISSN 1516-4136. Em 2005, do número 9 em diante, passou a ser publicada semestralmente em papel e em meio digital e, a partir de 2009, do número 17 em diante, as edições passaram a ser semestrais e apenas em modo digital a revista passou a ser chamada de RA'EGA (Online) - O Espaço Geográfico em Análise com ISSN 2177-2738. A partir de 2011 a revista passou a publicar três edições por ano, passando a ser quadrimestral.
RA'EGA é um termo de composição simples e de origem tupi-guarani e kaingáng, cujos significados são "descobrir" (RA'E tupi-guarani) e "Terra" (GA kaingáng), daí o subtítulo O ESPAÇO GEOGRÁFICO EM ANÁLISE. A escolha deste nome é uma homenagem à história e cultura dos índios tupi-guaranis e kaingángs, duas nações indígenas que ocuparam, por muito tempo, uma extensa porção do Paraná e cuja população manteve uma harmoniosa relação com seu espaço e com seu ambiente.