Open Journal Systems

O Processo de Expansão Urbana e seus Reflexos na Redução da Cobertura Vegetal no Município de Goiânia-GO

Carolina Ferreira da Costa STREGLIO, Diego Tarley FERREIRA, Ivanilton José de OLIVEIRA

Resumo


Tendo em vista a relevância do processo de urbanização na composição da espacialidade contemporânea e o crescente anseio da sociedade por ambientes ecologicamente saudáveis, o presente artigo analisou, por meio de recursos disponíveis em Sistemas de Informações Geográficas (SIG), a relação entre o processo de urbanização e a redução da cobertura vegetal no município de Goiânia-GO. Na operacionalização do trabalho, a princípio realizou-se uma pesquisa documental, seguida da compilação da base cartográfica vetorial do município e do inventário de sua cobertura vegetal, no qual foram empregadas as imagens do sensor TM (Thematic Mapper), do satélite Landsat 5, de órbita/ponto 221-71 e 221-72. Após a análise e o cotejamento dos dados obtidos, foi possível notar que, apesar das recentes iniciativas de proteção dos recursos naturais e da política de reforma e criação de parques urbanos, característica das últimas gestões municipais, nas duas últimas décadas a redução da cobertura vegetal no município de Goiânia continua avançando.

Palavras-chave


Expansão Urbana; Cobertura Vegetal; Geoprocessamento

Texto completo:

PDF

Referências


FERREIRA, Adriana dos Reis. A Compreensão do Lazer no Planejamento Urbano de Goiânia: aproximações históricas. Dissertação (Mestrado em Educação Física) –Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA(IBGE). Regiões de influência das cidades 2007. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/regic.shtm. Acesso em: 10.10. 2008.

________. População: censos demográficos.Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#populacao. Acesso em 14.01.2011.

OLIVEIRA, Adão Francisco de. A Reprodução do Espaço Urbano de Goiânia: uma cidade para o capital. Observatório das Metrópoles. Observatório das Metrópoles, 17 dez. 2007.Disponível em:http://www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br/download/go_cid_cap.pdf. Acesso em 25.09.2010.

INSTITUTO DE PLANEJAMENTO MUNICIPAL DE GOIÂNIA. Plano de Desenvolvimento Integrado de Goiânia. Goiânia: IPLAN, 1992.

RIBEIRO, MariaElianaJubé. Goiânia: os planos, a cidade e o sistema e áreas verdes. Goiânia: Ed. da UCG, 2004.

SILVA, Jorge Xavier da;CALHEIROS, Silvana Quintella. Geografia, análise ambiental e geoprocessamento: um esboço teórico. In: ARAUJO, Lindemberg Medeiros de. (org.). Geografia: espaço, tempo e planejamento. Maceió: UFAL, 2004. p. 59-68.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v28i0.32306