Open Journal Systems

PROFESSORES E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN): COMO ESTÁ ESSA RELAÇÃO?

Flaviana Gasparotti NUNES

Resumo


Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental foram introduzidos em 1998 no interior de um conjunto maior de reformas educacionais implantadas pelo Estado brasileiro. No âmbito da Geografia, ocorreram intensos debates sobre as proposições contidas nesse documento no tocante às falhas e lacunas do ponto de vista teórico, metodológico e mesmo didático-pedagógico. Alguns autores posicionaram-se destacando o caráter autoritário e centralizador dos parâmetros, outros apoiaram a proposta argumentando a favor da necessidade de uma orientação curricular nacional. Apesar disso, os PCN constituíram-se num referencial para o ensino de Geografia no Brasil subsidiando planejamentos escolares e sistemas de avaliação. Sendo assim, verifica-se a necessidade de uma reflexão sobre a efetiva relação dos professores com os PCN, ou seja, das conseqüências dos PCN nas práticas de ensino escolares. Neste texto, procuramos trabalhar algumas questões que possam contribuir nessa direção.

Palavras-chave


Geografia; ensino; propostas curriculares; PCN; professor

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais –3oe 4ociclos do ensino fundamental. Geografia.Brasília: MEC/SEF, 1998.

CALLAI, Helena C. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, Antônio C. et. al. (Orgs.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões.Porto Alegre: Ed. da UFRS/AGB –Porto Alegre, 1999.

CASTELLAR, Sonia M. V, A formação de professores e o ensino de Geografia. Terra Livre,São Paulo, n. 14, p. 48-55, 1999.

CAVALCANTI, Lana de S. Propostas curriculares de Geografia no ensino: algumas referências de análise. Terra Livre,São Paulo, n. 14, p. 111-128, 1999.

FERRAZ, Cláudio B. O. Reforma Universitária no contexto das reformas do Estado brasileiro.Tempos Históricos,vol. 4, n. 1, Cascavel, p. 207-237, 2002.

GENTILI, Pablo. Adeus à escola pública. A desordem neoliberal, a violência do mercado e o destino da educação das maiorias. In: ___.Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação.Petrópolis: Vozes, 2000, p. 228-252.

KAERCHER, Nestor A. PCN’s: futebolistas e padres se encontram num Brasil que não conhecemos. Terra Livre, São Paulo, n. 13, p. 30-41, 1997.

___. A Geografia é o nosso dia-a-dia. In: CASTROGIOVANNI, Antônio C.et al. (Orgs.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões.Porto Alegre: Ed. da UFRS/AGB –Porto Alegre, 1999.

LEHER, Roberto. Reforma universitária do governo Lula: notas para a crítica do documento elaborado pelo GT Interministerial (GTI) –Decreto 20/10/03. Folha de São Paulo, 04 de fevereiro de 2004.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Geografia e ensino: parâmetros curriculares em discussão. In: CARLOS, Ana F. A.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. de (Orgs.) Reformas no mundo da Educação: parâmetros curriculares e geografia.São Paulo: Contexto, 1999, p. 43-67.

PEREIRA, Diamantino A. C. Geografia escolar: conteúdos e/ou objetivos? Caderno Prudentino de Geografia.Pres. Prudente, n. 17, p. 62-74, 1995.

ROCHA, Emílio. Os PCN’s de Geografia do ensino fundamental: Uma análise a partir da visão dos professores da rede estadual de Dourados (MS). 2007.40 p. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Geografia). Faculdade de Ciências Humanas,Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

SANTOS, Douglas. Conteúdo de objetivo pedagógico no ensino da Geografia. Caderno Prudentino de Geografia.Pres. Prudente, n. 17, p. 20-60, 1995.

SILVA JUNIOR,João dos R.; SGUISSARDI, Valdemar. Reforma do Estado e Reforma da Educação Superior no Brasil. In: SGUISSARDI, Valdemar (Org.) Avaliação Universitária em questão: reformas do Estado e da educação superior.Campinas: Autores Associados, 1997, p. 07-39.

SPOSITO, Maria E. B. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia: pontos e contrapontos para uma análise. In: CARLOS, Ana F. A.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. de (Orgs.) Reformas no mundo da Educação: parâmetros curriculares e geografia.São Paulo: Contexto, 1999, p. 19-35.

VIEIRA, Noêmia R. As questões das Geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília.2006. 200 p. Tese(Doutorado em Geografia).Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP) –Campus de Presidente Prudente, Presidente Prudente.

ZANATTA, Beatriz A. As práticas de ensino na escola e as propostas de ensino de geografia. In: 8º ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 2005, Dourados:UFMS, 2005, p. 01-17.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v24i0.26210