A CIDADE VERDE, IMAGENS E DISCURSOS: O CASO DE MARINGÁ (PR) BRASIL

Marcos Clair BOVO, Margarete Cristiane de Costa Trindade AMORIM

Resumo


A presente pesquisa tem como propósito/intenção apresentar uma breve reflexão referente à imagem da “cidade verde” que predomina no município de Maringá-PR, destacando a concepção de cidade jardim, as imagens e os discursos que vinculam na mídia, seguidas das principais propostas implantadas no município referente à legislação ambiental. Desta forma buscamos investigar a ação do marketing “Maringá Cidade Verde”, por meio das propagandas, reportagens de revistas de circulação nacional, e dos discursos vinculados pelo poder público referente à imagem e a forma urbana dos projetos que estimulam a valorização imobiliária da cidade de Maringá. As imagens produzidas aparecem com intencionalidades específicas utilizando principalmente suas áreas verdes como ícones de divulgação, ou seja, os parques, as praças e suas amplas ruas arborizadas como sinônimo de qualidade ambiental.

Palavras-chave


Imagem; ambiente urbano; Cidade Verde; Maringá.

Texto completo:

PDF

Referências


BACZKO Bronislaw. Imaginação Social. Enciclopédia Einaudi. Vol. 5 anthropos-homem. Porto Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1994.

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade do Consumo. Lisboa. Edições 70. 1995.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Oliveira Juarez (org). São Paulo. Saraiva, 1998. Série legislação brasileira.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O Meio Ambiente Urbano e o Discurso Ecológico. In.Revista do Departamento de Geografia da USP. N.8. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 1994.

CARVALHO, Luiz D. M; MENDES César Miranda. Considerações Sobre a Evolução da Geografia Urbana no Brasil e no Paraná. Boletim de Geografia, 17, p. 29-59. Maringá, DGE/UEM, 1999.

CARVALHO, Luiz Domingos Moreno.O Posicionamento e o Traçado Urbano de Algumas Cidades Implantadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná e a Sucessora Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Dissertação (mestrado em Geografia), Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2000.

CERTEAU, Michel de.A Invenção do Cotidiano -artes de fazer. Petrópolis. Vozes, 1994.

CLEMENTE, Isabel. Do Velho Oeste ao Paraíso. In. Revista Época. São Paulo, N.259, p.75-77, 4 abr. 1996.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo. Ática. 1995.

COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARANÁ –CMNP. Colonização e Desenvolvimento do Norte do Paraná.(s.e), 1975.

ESTRADA, Jorge F. Duque. Terra Crua. Curitiba, 1996.GARCIA, Júlio César. Maringá Verde?o desafio ambiental da gestão das cidades. Maringá. Eduem, 2006.

GONÇALVES, José Henrique Rollo. Quando a Imagem Publicitária Vira Evidência Factual: versões e reversões do Norte (Novo) do Paraná-1930/1970. In. DIAS Reginaldo Benedito; GONÇALVES, José Henrique Rollo (org). Maringá e o Norte do Paraná. Maringá. Eduem. 1999.

HALL, Peter. Cidades do Amanhã. São Paulo. Perspectiva, 2000.

HARVEY, David. A Condição Pós Moderna. São Paulo. Loyola, 1994

HEIDECKE, Sandra Cristina. Um Projeto Ambicioso em Busca da Identidade: Shopping Royal Plaza de Londrina-PR.Dissertação de Mestrado, Maringá: DGE. Maringá: UEM, 2001.

HOWARD, Ebenezer. Cidades-Jardins de Amanhã. São Paulo. Annablume-Hucitec, 2002.

KIOURANIS, Neide Maria; Texeira, Rosangela de Oliveira. Maringá “Cidade Ecológica”. Revista Teia. Dez. 2000. Disponível em: . Acesso: 30 de maio 2006.

LADRIÈRE, Jean. Vida Social e Destinação. São Paulo. Convívio. 1979.LEFEBVRE, Henri. A Vida Cotidiana no Mundo Moderno.São Paulo. Ática. 1991

LIMA, Mauricio. Dallas no Paraná. In.Revista Veja. N. 20, São Paulo, 1999.

NEGRI, Silvio Moisés. A Expansão da Periferia na Região Metropolitana de Maringá: a cidade de Paiçandu. In: MENDES C. M; SCHMIDT L. P. (Orgs.).A Dinâmica do Espaço Urbano-Regional: pesquisas do norte central paranaense. Guarapuava. UNICENTRO, 2006.

OTTONI, D. Araújo Benedicto.Introdução: Cidade Jardim. Formação e Percurso de uma Idéia. São Paulo. Annablume-Hucitec, 2002.

PAULA, Zueleide Casagrande de. Maringá: o coração verdedo Brasil? Dissertação (Mestrado em História) –Universidade Estadual Paulista –UNESP. Assis, 1998.

REGO, Renato Leão. O Desenho Urbano de Maringá e a Idéia de Cidade-Jardim. Acta Scientiarum, Maringá, v. 23 nº. 6, p. 1559-1577, 2001.

RIBEIRO, Ana C. T. GARCIA, Fernanda S. City Marketing: a nova fase da gestão da cidade no final do século. In. REIS, E.; ALMEIDA, M. H. T.; FRY, P (org). Política e Cultura: visões do passado e Perspectivas Contemporâneas. São Paulo. Hucitec/ANPOCS, 1996.

SANTOS, Milton.O Espaço do Cidadão. São Paulo. Nobel, 1996.

UNWIN, R. La Practica del Urbanismo: uma introducción al arte de proyectar ciudades e bairros. Barcelona, GG. 1984.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v26i0.30152

Direitos autorais

_____________________________________________

ISSN (IMPRESSO) 1516-4136 até 2008

ISSN (ELETRÔNICO) 2177-2738 a partir de 2009