Mercados e estratégias de comercialização em assentamentos da região metropolitana de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v66i.93151Palavras-chave:
MST, comercialização, agroecologia.Resumo
Este estudo foi realizado nos assentamentos da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Esta região possui 17 assentamentos do MST, que se destacam pela produção de hortifrutigranjeiros e de arroz agroecológico. Os objetivos do artigo são analisar o processo de construção de mercados para produtos dos assentamentos da RMPA e identificar os tipos de mercados acessados e as características destes mercados. A perspectiva teórica utilizada para a análise afirma que a resistência ao regime alimentar dominante e às corporações multinacionais do agronegócio passam pela construção de mercados e de redes alternativas de produção e consumo de alimentos, que resgatem valores sociais, políticos e ambientais e que, de acordo com a tipificação apresentada por Schneider (2016), estes valores estão presentes principalmente em mercados de proximidade, em mercados territoriais e, em alguns casos, em mercados institucionais. Foram realizadas entrevistas e aplicação de questionários com famílias assentadas envolvidas em processos de comercialização. Identificou-se que (a) predominam os mercados de proximidade e territoriais, que (b) há uma boa diversificação de canais de comercialização utilizados pelas famílias, (c) que nestes canais as famílias possuem boas condições de negociações de preços e condições de entrega e (d) a importância da produção de alimentos agroecológicos na construção dos mercados e nas condições de autonomia e gerenciamentos das famílias sobre os mercados.
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