A importância do contato com a natureza para a manutenção do bem-estar e da saúde mental durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Júlia Wentz dos Santos Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul
  • Ana Cristina Vendrametto Giacomono Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul
  • Janine Fleith de Medeiros Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v64i0.89850

Palavras-chave:

ansiedade, depressão, ecoterapia, natureza.

Resumo

O contato com a natureza é uma das atividades capazes de proporcionar melhora na saúde física e mental da sociedade. Com o início da pandemia da COVID-19, causada pelo vírus Sars-CoV-2 e a necessidade de os governos realizarem lockdown ou impor medidas de contenção da circulação de pessoas em diversas localidades do planeta para contenção do vírus, houve uma diminuição do contato com a natureza. Paralelo a isso, um aumento nos casos e relatos de sintomas de depressão e ansiedade. Dessa forma, o presente estudo buscou identificar os benefícios do contato com a natureza durante o período da pandemia para a manutenção da saúde mental. Os resultados demonstraram que há uma alta eficácia na realização de diversas atividades de contato com a natureza para a redução dos sintomas de estresse, depressão e ansiedade durante a pandemia da COVID-19.

Biografia do Autor

Júlia Wentz dos Santos, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Passo Fundo (PPGCiamb - UPF), com a dissertação intitulada "Estresse e ansiedade e o uso de terapias baseadas na natureza". 

Ana Cristina Vendrametto Giacomono, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor titular em Fisiologia e Biofísica e do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Passo Fundo.

Janine Fleith de Medeiros, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Pós-doutorado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia da UFRGS. Professor de tempo integral da Universidade de Passo Fundo (UPF) desde 2002. Atualmente atua nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu em Administração e em Ciências Ambientais, e nos cursos de graduação em Administração, Design Gráfico, Engenharia de Produção e Publicidade e Propaganda. Tem experiência nas áreas de Sustentabilidade Ambiental e Mercadologia, em específico Desenvolvimento de Inovações Verdes e Comportamento de Compra Sustentável.

Publicado

2024-07-12

Como Citar

Wentz dos Santos, J., Vendrametto Giacomono, A. C., & Fleith de Medeiros, J. (2024). A importância do contato com a natureza para a manutenção do bem-estar e da saúde mental durante a pandemia da COVID-19. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 64. https://doi.org/10.5380/dma.v64i0.89850

Edição

Seção

Artigos