Emergência climática e precariedade habitacional urbana: diretrizes para adaptação climática no bairro São José, João Pessoa - PB
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v63i0.87786Palavras-chave:
emergência climática, adaptação climática, infraestruturas verde e azul, assentamentos precários, João Pessoa.Resumo
No contexto da emergência climática, as cidades são entendidas como elementos-chave, principalmente por promoverem a transformação de ecossistemas e territórios, contribuindo, consequentemente, para a concentração de riscos ambientais. No processo de urbanização brasileiro, a autoconstrução é predominante para os mais pobres, e se dá prioritariamente nas várzeas de rios e encostas de morros. No Brasil, os principais impactos das mudanças climáticas são as enchentes, inundações, deslizamentos de terra e movimentos de massa, causados por eventos extremos de chuva. E são justamente as populações dos assentamentos precários, que residem em áreas ambientalmente frágeis, as mais expostas a estes impactos. Assim, este trabalho faz um diagnóstico social, físico e ambiental do bairro São José, João Pessoa – PB, onde mais da metade das residências encontram-se em área de risco, para apontar diretrizes e espacializar intervenções no território que garantam melhoria das condições socioambientais da população residente e adaptação climática local com a mínima realocação de famílias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.