Pecuária de leite sustentável e o nexo entre eficiência técnica, econômica e ambiental: uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v63i0.87553Palavras-chave:
desenvolvimento, ambiente e sustentabilidade, produção rural sustentável.Resumo
Melhorias na situação econômica dos países, aliadas ao aumento da expectativa de vida da população, resultaram no aumento da demanda por alimentos. Para atender essa demanda, surge um modelo econômico baseado na exploração vertiginosa dos recursos naturais, orientado apenas à produtividade e ao lucro. Porém, esse tipo de modelo é insustentável a longo prazo e causa impactos ambientais expressivos. Nesse sentido, são necessários sistemas de produção que atendam demandas ambientalmente sustentáveis, além de serem economicamente viáveis aos produtores. Portanto, este artigo se concentra na aplicação de uma revisão bibliométrica com o objetivo de traçar um perfil de produção científica em relação à pecuária de leite sustentável sob a ótica de três dimensões de eficiência: técnica, econômica e ambiental. A análise dos trabalhos permitiu verificar que já existem diversas estratégias que podem contribuir com o desenvolvimento da pecuária de leite ambientalmente sustentável, porém, para que essas alternativas tenham efeito prático em relação aos seus objetivos, é necessário que sejam incorporadas de fato nas atividades realizadas pelos produtores.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.