A contribuição da universidade com o desenvolvimento sustentável no Brasil: análise da institucionalização do HIDS-Unicamp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.82656

Palavras-chave:

Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, sustentabilidade, desenvolvimento científico e tecnológico, Unicamp, Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo dissertar sobre o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), integrado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil) e ao contexto regional do município de Campinas, estado de São Paulo, Brasil. Em outras palavras, busca-se apresentar e analisar a experiência de formulação e implementação do HIDS, tendo em vista seu histórico de constituição, atores participantes, estruturação e sua visão relativa aos conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento científico e tecnológico. O HIDS diz respeito a uma parceria realizada entre 14 instituições, que correspondem a categorias jurídicas como empresas públicas, instituições de ensino superior, autarquias estaduais, organizações sociais, fundações de direito privado, instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação, empresas multinacionais, entre outras. Além disso, possui como objetivo contribuir para o processo do desenvolvimento sustentável, considerando-se a produção de conhecimento e tecnologias por meio de cooperações nacionais e internacionais, de modo a mitigar e solucionar situações-problema da sociedade contemporânea. Metodologicamente, este artigo constitui-se a partir de revisões bibliográficas e acesso aos documentos e informações publicadas pelo site institucional da experiência pesquisada. Em razão do HIDS se constituir em um projeto ainda em fase de estruturação e implementação, o foco da análise está em apresentar a trajetória de formulação da iniciativa, seu contexto e processo de constituição, bem como seu alinhamento em relação às principais temáticas mobilizadas. Além disso, importa discutir quais modelos de experiências internacionais são citados em seu processo de constituição e de que forma tais experiências impactam o surgimento e estrutura atual do HIDS. Dessa maneira, este artigo visa contribuir para a reflexão em torno de iniciativas institucionais inovadoras, cuja missão principal esteja orientada para a promoção de tecnologias e empreendimentos transformadores, desenvolvimento urbano integrado e sustentabilidade.

Biografia do Autor

Thais Aparecida Dibbern, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP

Doutora em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP/Unicamp) e do Grupo de Análise de Políticas de Inovação(GAPI/Unicamp).

Felipe Barbosa Bertuluci, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP

Doutorando em Ambiente e Sociedade no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam - Unicamp) e pesquisador do LABGEC (Laboratory of Social Dimensions of the Global Environmental Changes in the Global South).

Evandro Coggo Cristofoletti, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP

Doutor em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro do Laboratório de Estudos do Setor Público da FCA-Unicamp (LESP-FCA) e do Grupo de Análise de Política de Inovação (GAPI) do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp.

Milena Pavan Serafim, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP

Docente de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências humanas e Sociais e em Política Científica e Tecnológica, ambos da Unicamp. É coordenadora do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP) e Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI).

Leila da Costa Ferreira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP

Professora Titular de sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Pesquisadora senior do NEPAM-UNICAMP.

Publicado

2023-09-14

Como Citar

Dibbern, T. A., Bertuluci, F. B., Cristofoletti, E. C., Serafim, M. P., & Ferreira, L. da C. (2023). A contribuição da universidade com o desenvolvimento sustentável no Brasil: análise da institucionalização do HIDS-Unicamp. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 62. https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.82656

Edição

Seção

Artigos