A contribuição da universidade com o desenvolvimento sustentável no Brasil: análise da institucionalização do HIDS-Unicamp
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.82656Palavras-chave:
Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, sustentabilidade, desenvolvimento científico e tecnológico, Unicamp, BrasilResumo
Este artigo tem como objetivo dissertar sobre o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), integrado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil) e ao contexto regional do município de Campinas, estado de São Paulo, Brasil. Em outras palavras, busca-se apresentar e analisar a experiência de formulação e implementação do HIDS, tendo em vista seu histórico de constituição, atores participantes, estruturação e sua visão relativa aos conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento científico e tecnológico. O HIDS diz respeito a uma parceria realizada entre 14 instituições, que correspondem a categorias jurídicas como empresas públicas, instituições de ensino superior, autarquias estaduais, organizações sociais, fundações de direito privado, instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação, empresas multinacionais, entre outras. Além disso, possui como objetivo contribuir para o processo do desenvolvimento sustentável, considerando-se a produção de conhecimento e tecnologias por meio de cooperações nacionais e internacionais, de modo a mitigar e solucionar situações-problema da sociedade contemporânea. Metodologicamente, este artigo constitui-se a partir de revisões bibliográficas e acesso aos documentos e informações publicadas pelo site institucional da experiência pesquisada. Em razão do HIDS se constituir em um projeto ainda em fase de estruturação e implementação, o foco da análise está em apresentar a trajetória de formulação da iniciativa, seu contexto e processo de constituição, bem como seu alinhamento em relação às principais temáticas mobilizadas. Além disso, importa discutir quais modelos de experiências internacionais são citados em seu processo de constituição e de que forma tais experiências impactam o surgimento e estrutura atual do HIDS. Dessa maneira, este artigo visa contribuir para a reflexão em torno de iniciativas institucionais inovadoras, cuja missão principal esteja orientada para a promoção de tecnologias e empreendimentos transformadores, desenvolvimento urbano integrado e sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.