Abordagens sobre nascentes de cursos de água na literatura: uma revisão bibliográfica sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.82446

Palavras-chave:

busca sistemática, gestão integrada dos recursos hídricos, Academic Search Premier, Google Scholar

Resumo

A proteção, conservação, avaliação e monitoramento das fontes naturais de água constituem a base para a Gestão Integrada de Recursos Hídricos e o planejamento de bacias hidrográficas, sendo as nascentes fontes de água de especial importância pelos serviços ecossistêmicos prestados. A definição do termo nascentes na literatura cientifica se caracteriza pelas imprecisões e interpretações subjetivas. O termo nascente, por estar inserido nas legislações ambientais, precisa estruturar envolvendo as diferentes áreas de conhecimento que as estudam, pois do seu correto entendimento depende a aplicabilidade das penalidades legais estabelecidas nas normas ambientais. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar a informação disponível na literatura acadêmico-científica, assim como em materiais/documentos não científicos, relacionada à temática de nascentes de cursos d’água, caracterizando as publicações e analisando as abordagens que atualmente direcionam as pesquisas sobre esse assunto. Para isso, foi desenvolvida uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) em três etapas: 1. planejamento da RBS; 2. processamento da pesquisa; e 3. resultados esperados. Essas etapas conformam o sistema Entrada-Processamento-Saída que pretendeu garantir a coerência dos dados coletados com os objetivos da revisão, a fim de identificar, descrever e analisar de forma simplificada e organizada a literatura científica sobre o assunto. Os artigos e documentos consultados foram sendo filtrados e posteriormente classificados de acordo com sua pertinência e relação com a temática, foram formuladas algumas categorias para agrupar as principais abordagens das pesquisas analisadas. No total, foram consultados 1.216 artigos e 960 materiais/documentos, sendo finalmente escolhidas 102 referências. Identificou-se que a categoria de monitoramento e avaliação físico-química e microbiológica da qualidade da água superficial foi a que teve maior número de resultados associados, mostrando que existe uma prioridade acadêmica em buscar formas de garantir o abastecimento humano de água, desconsiderando todas as funções ecológicas e ambientais que as nascentes possuem.

Biografia do Autor

Mauricio José Rosso Pinto, Universidad de Córdoba, Montería, Córdoba

Formação em Engenharia Ambiental pela Universidade de Córdoba (Colômbia), membro do grupo de pesquisa de Águas, Química aplicada e ambiental da Universidade de Córdoba e do grupo de pesquisa SUSTENTA Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência de quatro anos como consultor nas áreas de gestão de licenças ambientais, gestão de recursos hídricos, gestão de riscos, gestão de resíduos sólidos e Sistemas de Informação Geográfica. É Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos, com foco na área de gestão de recursos hídricos, gestão de bacias hidrográficas e Sistemas de Informação Geográfica. É Integrante da Rede de Pesquisadores WATERLAT-GOBACIT e da Red Temática Gestión de la Calidad y Disponibilidad del Agua. Atualmente é doutorando do Programa de Posgraduação em Ciências ambientais da Universidade Federal de São Carlos e atua como Engenheiro ambiental, formulando, coordenando e desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão na Universidade de Córdoba, Colômbia e gerenciando a Fundação Modelación Ambiental y Análisis de Datos.

Frederico Yuri Hanai, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP

É docente do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do campus São Carlos-SP, no Curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental e nos Cursos de Mestrado e de Doutorado (credenciado como orientador permanente) no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFSCar. Possui pós-doutorado pelo Instituto de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (ICTA/UAB) e pós-doutorado pelo Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), é Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Mestre em Hidráulica e Saneamento, Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos, Engenheiro pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Especialista em Ecoturismo, Educação e Interpretação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua no ensino de graduação e pós-graduação, em projetos de extensão universitária e desenvolve pesquisas científicas nas áreas de Gestão Ambiental, Gestão de Bacias Hidrográficas, Gestão da Água, Conservação da Água, Sustentabilidade, Indicadores, Percepção, Sensibilização e Comunicação Ambiental. Participa do Grupo de Pesquisa SUSTENTA (Sustentabilidade e Gestão Ambiental), no qual é líder e do Grupo de Pesquisa GEOTUR (Geografia, Espaço e Turismo)

Publicado

2023-10-07

Como Citar

Rosso Pinto, M. J., & Hanai, F. Y. (2023). Abordagens sobre nascentes de cursos de água na literatura: uma revisão bibliográfica sistemática. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 62. https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.82446

Edição

Seção

Artigos