Avaliação de alinhamento empresarial aos objetivos de desenvolvimento sustentável: proposta e aplicação de indicador no contexto das empresas fluminenses
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v61i0.81473Palavras-chave:
objetivos de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, negóciosResumo
O trabalho apresenta uma proposta de indicador para análise do alinhamento empresarial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O referencial teórico está fundamentado na expressão da atual crise social e ambiental como contexto tanto do surgimento de agendas globais de desenvolvimento sustentável quanto do questionamento do papel das empresas nesse processo. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, empregou como métodos a revisão bibliográfica e a pesquisa documental. A ferramenta SDG Compass foi a principal referência técnica para a construção do indicador de avaliação de alinhamento aos ODS, que foi aplicado em uma amostra de empresas do estado do Rio de Janeiro. Foram pesquisados os relatórios de sustentabilidade e outras fontes publicadas oficialmente por 97 empresas do estado e os resultados revelaram um quadro de baixo alinhamento do setor privado com os ODS, além de um padrão de atuação mais concentrada na declaração de compromissos e nos relatos em formatos internacionalmente reconhecidos, porém menos consistente nas dimensões de priorização, metas e integração dos ODS nas atividades empresariais. Com o prazo cada vez mais próximo, é preciso explorar o potencial e acelerar o envolvimento das empresas como forma de alavancar a consecução da Agenda 2030 dos ODS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.