A negação (Verneinung) e o meio ambiente: interrogações para a Educação Ambiental (EA)
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v60i0.80312Palavras-chave:
negacionismo, psicanálise, Freud, educação ambiental, crise ambientalResumo
Esse ensaio tem por objetivo trazer alguns elementos da psicanálise de Freud e Lacan, com o intuito de contribuir para a discussão sobre o negacionismo e suas consequências nas práticas da Educação Ambiental. O governo em exercício no Brasil desde 2018 tem utilizado uma narrativa negacionista para legitimar um processo de extermínio não somente dos bens naturais, mas também das populações mais vulneráveis, materializado na banalização e na lentidão em implementar medidas protetivas. No entanto, esse modo de governar não é exclusividade desse governo, ele nos antecede e evidencia um discurso político, mesmo que o sujeito em causa não se pretenda ou se reconheça literalmente político. É preciso, então, interrogar a Educação Ambiental, frente ao mal-estar do negacionismo e seu vínculo com o inconsciente.
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