Educação ambiental e mudanças climáticas: uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v61i0.79957Palavras-chave:
Brasil, educação, educação climática, VOSviewerResumo
A Educação Ambiental (EA) tem potencial para contribuir no enfrentamento da crise ambiental climática, com a criação de estratégias de mitigação e adaptação das causas e efeitos das Mudanças Climáticas (MC). Nesse sentido, objetivou-se analisar a representatividade da produção científica, sob o enfoque bibliométrico, em estudos que envolvam EA e MC. Para tanto, realizou-se análises bibliométricas sobre a quantidade de publicações por periódico, por ano, por idioma, por instituição e classificação dos artigos mais citados. Também, efetuou-se mapeamentos dos resultados encontrados por meio do software VOSviewer sobre: coocorrência de palavras-chave e redes de cooperação entre países, instituições e cocitação de artigos. Observou-se crescimento anual de publicações nos últimos 10 anos, sendo 25,6% do total de publicações feitas em periódicos Qualis A1 em Ciências Ambientais. O idioma predominante foi o inglês em quase 98% dos trabalhos. A concentração das produções ficou com os Estados Unidos (34,5%) e países da Europa (27,8%), no entanto, havendo aumento de estudos e ganhando destaque países como China, África do Sul, Índia e Brasil. Assim sendo, fica evidente o crescimento de estudos sobre EA e MC, mas é importante ampliar as cooperações institucionais, a fim de desenvolver pesquisas interinstitucionais e multinacionais.
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