Pandemia da COVID-19: revelando interfaces entre saúde, ambiente e desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v61i0.78863Palavras-chave:
SARS-CoV-2, pandemia, complexidade, saúde pública, desenvolvimento econômicoResumo
O ensaio analisou a situação da pandemia da COVID-19, apresentando as interfaces existentes entre o ambiente, o modelo de desenvolvimento econômico e a saúde pública. Como ponto de partida, considerou a compreensão da pandemia da COVID-19 como um problema complexo e propôs uma modelagem explicativa, aqui denominada ecossistêmica, para auxiliar as necessárias ações integradas em seu enfrentamento. Com base no conceito de reprodução social, foram analisados em sua determinação os condicionantes nos níveis de macro e micro contexto que estão em interação nos distintos planos “biocomunal”, da “autoconsciência e da conduta”, “tecno-econômica” e “ecológico-política”. A identificação deste conjunto de condicionantes interdependentes permitiu caracterizar as vulnerabilidades socioambientais que devem ser consideradas na tomada de decisões no âmbito das políticas públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.