Estratégia empresarial de quatro pequenas cooperativas agropecuárias chilenas para o desenvolvimento rural
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v60i0.75895Palavras-chave:
cooperativas, agricultores, associatividade, competitividadeResumo
O desenvolvimento econômico e as suas desigualdades promoveram as empresas de economia social (EES), onde se destacam as cooperativas, sendo as agrícolas e camponesas responsáveis por 28% destas entidades no Chile e 52% na XIV Região, que, em geral, são de pequeno tamanho. Neste sentido, se analisa a construção e estabelecimento da estratégia empresarial de quatro pequenas cooperativas agropecuárias da XIV Região chilena para competir e manter a sustentabilidade dos pequenos produtores no meio rural. Para tal, adotou-se a abordagem metodológica qualitativa, utilizando a revisão documental e entrevistas semiestruturadas para a coleta e análise de dados. Os resultados mostram que a estratégia é construída por gestores sem experiência prévia ou formação em cooperativismo ou administração, e relaciona-se de forma diferente com o tipo de serviço prestado pelas entidades em estudo, indicando a necessidade de reforçar o capital humano e social das cooperativas, o conhecimento da rede de oportunidades em projetos do governo, ademais de incorporar e amadurecer as estratégias atuais, para promover o desenvolvimento de pequenas atividades agrícolas e a sustentabilidade no meio rural.
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