Interfaces entre o debate colonial e os estudos de jornalismo ambiental
Resumo
Este ensaio, fruto de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo tensionar os pressupostos do jornalismo ambiental com o debate colonial, sobretudo a partir da perspectiva do meio ambiente. Entende-se o jornalismo ambiental como uma prática engajada que ultrapassa uma especialização temática, colocando em evidência as problemáticas ambientais e questionando aspectos consolidados dentro do campo jornalístico, oriundos de uma lógica eurocêntrica. Pretende-se apontar as interfaces do jornalismo com a discussão ambiental a partir das abordagens críticas ao colonialismo. Dentre as considerações, verifica-se que, mesmo sem mencionar de forma explícita as correntes teóricas que discutem a questão colonial, o jornalismo ambiental incorpora esta crítica desde o início ao entender a natureza na sua inteireza e a humanidade como parte dela.
Palavras-chave
jornalismo; colonialidade; meio ambiente
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v58i0.75877

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

A partir de 2023, Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. CC BY 4.0
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.