Práticas educativas para a gestão de riscos de desastres na educação não formal: uma pesquisa envolvendo estudantes e professores de escola participante do projeto Agente Mirim de Defesa Civil
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v58i0.73581Palavras-chave:
defesa civil, risco de desastre, gestão, educaçãoResumo
A educação não formal realizada por técnicos que compõem a Defesa Civil (DC) municipal ou de outros setores do poder público vinculados à Gestão de Riscos de Desastres (GRD) tende a potencializar estratégias para evitar ou minimizar os impactos dos desastres naturais. Em alguns municípios é possível identificar essas ações de GRD. Em Blumenau, no estado de Santa Catarina, essa realidade é constante desde o ano de 2013. Por meio de dois projetos, dentre eles o Agente Mirim de Defesa Civil (AMDC), estudantes do ensino fundamental do município são capacitados em GRD. O objetivo da pesquisa foi analisar como a educação, por meio do uso de recursos tecnológicos, pode contribuir para obter melhorias na comunicação e aplicação de práticas pedagógicas voltadas à promoção de medidas de sensibilização e preparação da população, frente aos riscos de desastres, identificando-se estratégias inovadoras internacionais e analisando a experiência local de Blumenau, com as ações do projeto AMDC da DC municipal. O levantamento de dados da pesquisa pautou-se em diferentes bases bibliográficas internacionais e pesquisa de campo, envolvendo estudantes e professores de uma escola de Blumenau, com uso de questionários. Entre os resultados da pesquisa bibliográfica, foram localizados 18 modelos de capacitações que abordam em sua maioria os deslizamentos, tendo os técnicos das DCs como os principais profissionais responsáveis pela mediação das atividades. Os participantes são, em sua maioria, do ensino fundamental. As atividades ocorrem principalmente no ambiente escolar e as práticas mais frequentes são visitas em áreas de risco. Em relação à experiência local de Blumenau, os estudantes que já haviam participado do projeto souberam identificar e definir o que entendem por GRD e percebem quando os professores abordam esse tema. Contudo, poucos professores reconhecem que trazem esse conhecimento para sua prática docente, após a realização do projeto AMDC.
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