Diferenciais de gênero ao acesso à água na zona urbana do Seridó Potiguar – RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v55i0.73353

Palavras-chave:

vulnerabilidade climática, diferenciais de gênero, programa de transferência de renda, Seridó Potiguar, mulheres chefes de domicílios

Resumo

O objetivo principal deste estudo é analisar os diferenciais de gênero no acesso à água em domicílios urbanos do Seridó Potiguar, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, por meio das informações da pesquisa domiciliar “Vulnerabilidade e Adaptação no Nordeste Brasileiro: Perspectivas Locais e Regionais sobre a Urbanização no Seridó Potiguar”,realizada entre 31 de janeiro e 23 de fevereiro de 2017. As unidades de análise são os domicílios chefiados por mulheres, monoparentais femininos e demais domicílios. A vulnerabilidade climática é enfrentada por todos os arranjos domiciliares analisados, na medida em que quase 60% dos domicílios têm água em casa até três dias na semana. Contudo, nos domicílios com menor renda, a compra de água e a capacidade de armazenamento são limitadas, como é o caso dos domicílios monoparentais femininos, isto é, os que vivenciam a menor renda per capita dentre os demais arranjos domiciliares, sendo os mais afetados pela situação climática. Além de afetar o mercado de trabalho, os eventos climáticos interferem também nas condições de vida no interior dos lares, o que penaliza duplamente as mulheres. A seca traz limitações ao acesso à água, recurso essencial para a realização dos afazeres domésticos e cuidados que são naturalizados como de responsabilidade feminina. Assim, conclui-se que o planejamento de políticas públicas para mitigar os efeitos da seca na vida dos residentes na região urbana do Seridó Potiguar, em especial nos domicílios chefiados por mulheres sem cônjuges, é essencial diante do enfrentamento climático.

Biografia do Autor

Kaline Stephania Costa Lopes, Mestre em demografia pela Universidade Federal do Rio grande do Norte

Bacharel em Ciências Econômicas e mestre em Demografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participou como bolsista de Iniciação Científica em dois projetos de pesquisa na UFRN. O primeiro, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade - GEPETIS, pelo Departamento de Economia e o segundo pelo Departamento de Demografia e Ciências Atuariais. Participou como bolsista de DTI do CNPq no projeto de "Vulnerabilidade e Adaptação do Nordeste Brasileiro: Perspectivas locais e regionais sobre a urbanização do Seridó Potiguar". (Texto informado pelo autor)

Luana Junqueira Dias Myrrha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atuária e Doutora em Demografia. Professora Adjunta III no Departamento de Demografia e Ciências Atuariais e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Demografia na UFRN. Suas pesquisas recentes têm se concentrado nos temas: envelhecimento populacional, mercado de trabalho, trabalho doméstico, gênero e previdência. É mãe de um filho nascido em 26/06/2013 e uma filha nascida no dia 17/12/2019.

Silvana Nunes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), Mestra em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN (2018). É professora Adjunta no Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). É professora colaboradora e membro permanente no Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGDem/UFRN). Professora visitante no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProPGeo/UECE-2019). Coordenadora e pesquisadora do Observatório das Migrações no Estado do Ceará (OMEC/URCA), cadastrado no CNPq. Coordena o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPEC) da URCA (2016-2017; 2019-). Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP (gestão 2017-2018). Tem experiência na área de Demografia Econômica, Demografia Regional e Urbana, Economia do Trabalho e Economia Social. Atua principalmente nos seguintes temas: Migrações e Urbanização; Mobilidade Pendular e Distribuição Espacial da População; Mercado de Trabalho e Desigualdade; Metropolização e Cidades Médias; População e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Lopes, K. S. C., Myrrha, L. J. D., & de Queiroz, S. N. (2020). Diferenciais de gênero ao acesso à água na zona urbana do Seridó Potiguar – RN. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 55. https://doi.org/10.5380/dma.v55i0.73353

Edição

Seção

Sociedade e ambiente no Semiárido: controvérsias e abordagens