Cidades, mudanças climáticas e adaptação: um estudo de caso de Natal/RN, Brasil

Rylanneive Leonardo Pontes Teixeira, Zoraide Souza Pessoa, Gabriela Marques Di Giulio

Resumo


As cidades são as principais responsáveis pela intensificação do fenômeno das mudanças climáticas por meio das emissões de efeito estufa, mas também exercem grande protagonismo no enfrentamento desse fenômeno por meio da adoção de medidas, por exemplo, de adaptação. Então, compreender o que as cidades têm feito para se adaptar às mudanças climáticas é um importante passo na construção de cidades menos vulneráveis e mais sustentáveis. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é investigar como a cidade do Natal tem internalizado a questão das mudanças climáticas, identificando e analisando as estratégias de adaptação climática no âmbito local. Para tanto, a metodologia segue uma abordagem de natureza qualitativa, utilizando dos métodos de levantamento bibliográfico, pesquisa documental, realização de entrevistas semiestruturadas, observação de reuniões e análise de conteúdo. Na análise e discussão dos resultados, os autores observam que, em Natal, mesmo com a adoção de algumas medidas de resposta aos efeitos das mudanças climáticas, a cidade apresenta uma série de barreiras e entraves para avançar no processo de adaptação climática. Em síntese, os autores concluem que, no âmbito da cidade do Natal, o tema das mudanças climáticas, tampouco da adaptação, não está no cerne das pautas da agenda governamental municipal.


Palavras-chave


adaptação; cidades; mudanças climáticas; Natal/RN

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v54i0.72897

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter

 
A partir de 2023, Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. CC BY 4.0
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.