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Analisando emoções através de ação de comunicação sobre o descarte e o uso de copos plásticos

Andressa D'Agostin, Janine Fleith de Medeiros, Ana Cristina Vendrametto Varrone Giacomini

Resumo


A prevenção da geração de resíduos, principalmente os plásticos de uso único, configura-se atualmente como uma questão crítica. Este trabalho tem por objetivo principal analisar a percepção de estudantes frente a diferentes peças publicitárias que visam à promoção de comportamento pró-ambiental a partir de diferentes apelos emocionais. Para alcançá-lo, os alunos foram expostos às peças propostas e, posteriormente, os dados foram analisados através de estatística descritiva e análise de variância. Os resultados mostram que a preocupação ambiental é o fator mais apelativo e sensibilizador para a maioria dos estudantes. Além disso, a idade e a área de conhecimento do curso dos respondentes mostraram ter influência na escolha das peças. Esta pesquisa permitiu concluir que atuar diretamente sobre as vertentes de emoção e intenção é um passo essencial para a indução de comportamentos mais pró-ambientais. Suas contribuições reincidem sobre a área da psicologia ambiental, com aplicações na área de marketing e comportamento do consumidor, sendo contextualizadas em estruturas teóricas que sugerem vários caminhos para futuras pesquisas.


Palavras-chave


plásticos de uso único; descarte de resíduos; comportamento pró-ambiental; preocupação ambiental; emoção

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v56i0.70331