Analisando emoções através de ação de comunicação sobre o descarte e o uso de copos plásticos
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v56i0.70331Palavras-chave:
plásticos de uso único, descarte de resíduos, comportamento pró-ambiental, preocupação ambiental, emoçãoResumo
A prevenção da geração de resíduos, principalmente os plásticos de uso único, configura-se atualmente como uma questão crítica. Este trabalho tem por objetivo principal analisar a percepção de estudantes frente a diferentes peças publicitárias que visam à promoção de comportamento pró-ambiental a partir de diferentes apelos emocionais. Para alcançá-lo, os alunos foram expostos às peças propostas e, posteriormente, os dados foram analisados através de estatística descritiva e análise de variância. Os resultados mostram que a preocupação ambiental é o fator mais apelativo e sensibilizador para a maioria dos estudantes. Além disso, a idade e a área de conhecimento do curso dos respondentes mostraram ter influência na escolha das peças. Esta pesquisa permitiu concluir que atuar diretamente sobre as vertentes de emoção e intenção é um passo essencial para a indução de comportamentos mais pró-ambientais. Suas contribuições reincidem sobre a área da psicologia ambiental, com aplicações na área de marketing e comportamento do consumidor, sendo contextualizadas em estruturas teóricas que sugerem vários caminhos para futuras pesquisas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.