Analisando emoções através de ação de comunicação sobre o descarte e o uso de copos plásticos

Autores

  • Andressa D'Agostin Universidade de Passo Fundo (UPF) https://orcid.org/0000-0002-1611-7081
  • Janine Fleith de Medeiros Universidade de Passo Fundo (UPF) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ana Cristina Vendrametto Varrone Giacomini Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v56i0.70331

Palavras-chave:

plásticos de uso único, descarte de resíduos, comportamento pró-ambiental, preocupação ambiental, emoção

Resumo

A prevenção da geração de resíduos, principalmente os plásticos de uso único, configura-se atualmente como uma questão crítica. Este trabalho tem por objetivo principal analisar a percepção de estudantes frente a diferentes peças publicitárias que visam à promoção de comportamento pró-ambiental a partir de diferentes apelos emocionais. Para alcançá-lo, os alunos foram expostos às peças propostas e, posteriormente, os dados foram analisados através de estatística descritiva e análise de variância. Os resultados mostram que a preocupação ambiental é o fator mais apelativo e sensibilizador para a maioria dos estudantes. Além disso, a idade e a área de conhecimento do curso dos respondentes mostraram ter influência na escolha das peças. Esta pesquisa permitiu concluir que atuar diretamente sobre as vertentes de emoção e intenção é um passo essencial para a indução de comportamentos mais pró-ambientais. Suas contribuições reincidem sobre a área da psicologia ambiental, com aplicações na área de marketing e comportamento do consumidor, sendo contextualizadas em estruturas teóricas que sugerem vários caminhos para futuras pesquisas.

Downloads

Publicado

2021-05-19

Como Citar

D’Agostin, A., de Medeiros, J. F., & Giacomini, A. C. V. V. (2021). Analisando emoções através de ação de comunicação sobre o descarte e o uso de copos plásticos. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 56. https://doi.org/10.5380/dma.v56i0.70331

Edição

Seção

Artigos