A gestão da pesquisa científica no Parque Estadual da Ilha do Cardoso

Emanuelle Spironello, Juliana Costa Coelho, Marcos Buhrer Campolim, Lucas Citele Candido

Resumo


A pesquisa científica é importante para a gestão das Unidades de Conservação – UCs, pois subsidia o planejamento de ações para conservação e manejo da natureza. Entretanto, os resultados das pesquisas dificilmente são utilizados no dia a dia da gestão. Este trabalho visa a propor estratégias para contribuir com o uso do conhecimento científico pelo Parque Estadual da Ilha do Cardoso, identificando o cenário atual do gerenciamento da pesquisa e as expectativas e dificuldades referentes ao acesso e comunicação do conhecimento científico. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pesquisadores, funcionários e comunitários da UC. O resultado permitiu a identificação de problemas relacionados à desatualização do banco de pesquisas, à deficiência no apoio logístico aos pesquisadores e no monitoramento de pesquisas por parte da UC; além dos formatos inadequados dos produtos das pesquisas para a efetiva utilização pela gestão; e o receio da comunidade tradicional com resultados de estudos que comprometam sua permanência no Parque. A solução destas problemáticas está no entendimento de que a pesquisa científica é parte fundamental e integrante da rotina das UCs, devendo a gestão estabelecer iniciativas e estratégias para melhorar o cenário administrativo e aproximar a comunidade das ações de pesquisa; assim como o pesquisador assumir a responsabilidade diante do processo de difusão, popularização e democratização do conhecimento científico, tendo em vista a realidade do local e a missão de contribuir para a resolução de problemas e abertura de novas possibilidades.


Palavras-chave


unidades de conservação; sistemas participativos; democratização do conhecimento

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v54i0.67748

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter   

 Licença Creative Commons
Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.