Panorama da gestão ambiental em micro e pequenas empresas amazônicas

Fernanda Cristina de Aguiar Mendonça, Claudio Nahum Alves

Resumo


Ainda que constituam 98,5% do total de empresas no Brasil e gerem mais da metade dos empregos no país, são escassos os estudos que abordem a temática ambiental no contexto das micro e pequenas empresas. No estado do Pará, estas representam mais de 90% dos empreendimentos e geram 40% dos empregos na indústria, 68% no comércio e 43% no setor de serviços. Visando ampliar o debate acerca dessa temática, este estudo objetiva conhecer como tem se estabelecido a gestão ambiental em micro e pequenas empresas amazônicas, mais especificamente na Região Metropolitana de Belém. Para tal, uma pesquisa do tipo survey usando a Escala de Likert foi realizada. Os resultados obtidos mostraram que as práticas ecologicamente corretas mais adotadas pelas empresas da Região são as que visam redução de custos pela diminuição do uso de recursos naturais, como água e luz, e o cumprimento da legislação ambiental como forma de evitar multas e embargo de suas atividades por órgãos fiscalizadores. Ademais, os principais fatores que fazem ou fariam as empresas adotarem boas práticas estão igualmente relacionados às questões econômicas, dentre os quais: exigência do mercado consumidor, redução de custos e não pagamentos de multas ambientais. Enquanto que entre as principais barreiras encontradas para a adoção são: a falta de incentivo financeiro ou governamental, o alto custo de implantação das práticas e a falta de interesse ou cobrança por parte dos consumidores.


Palavras-chave


meio ambiente; sustentabilidade; Amazônia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v56i0.65175

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter   

 Licença Creative Commons
Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.