Tilheiros: carpintaria naval e sistemas territoriais em Parintins-AM
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v51i0.62810Palavras-chave:
sistemas territoriais, pesca, cidade, carpintaria navalResumo
Objetivamos analisar a atividade da carpintaria naval em Parintins, no estado do Amazonas, através de aportes teóricos pertencentes à abordagem territorial e Sistemas Territoriais. Revisitando noções que interpretam cidades enquanto sistemas-abertos, ressaltamos interações organizacionais internas da cidade (políticas, econômicas e culturais), e desta com o módulo ecológico e escalas diversas de relações com o exterior do sistema urbano e áreas de entorno da cidade. A partir da proposta analítica sobre o Sistema Territorial Urbano-Ribeirinho composto por atividades da economia popular em Parintins, averiguamos como a carpintaria naval se adapta às oscilações de sazonalidade hídrica e sítio urbano. Cadeia produtiva incompleta, ausência de reposição do estoque madeireiro e fechamento operacional do sistema territorial indicam situação frágil frente às redes de poderes locais devido à ausência de organização coletiva. Concluímos apresentado um quadro sobre o papel de apoio à economia popular e mercantil além dos aspectos culturais que interagem no ambiente urbano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.