Ecoethos da Amazônia: um recurso didático para simulação de dilemas socioambientais na educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v51i0.62798Palavras-chave:
Ecoethos da Amazônia, jogos de simulação, dilema socioambientalResumo
O Ecoethos da Amazônia foi criado para atender às necessidades de recursos didáticos mais eficientes e eficazes para o público juvenil no processo de Educação Ambiental no contexto escolar e não escolar. O Ecoethos da Amazônia se caracteriza como um jogo de simulação que envolve os participantes numa jornada interativa, instigante e lúdica na confrontação de dilemas socioambientais e na busca de soluções cooperativas. Este texto descreve o jogo e inclui um estudo sobre a percepção de professores que acompanharam a experiência de seus alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Manaus (AM). Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com 15 professores para verificar as potencialidades do jogo utilizando-se dos pressupostos teórico-metodológicos da User Experience (UX). Os resultados obtidos a partir da análise de conteúdo apontaram que, na percepção dos professores, o Ecoethos permite o alcance dos objetivos educacionais a que foram propostos, como a compreensão e aplicação dos conhecimentos mediante situações que simulam a realidade. A aprendizagem centrada na tomada de decisão cooperativa, a interatividade e ludicidade foram centrais para vivências que propiciaram a imersão e atenção dos participantes. Tais resultados indicam o Ecoethos como um valioso recurso didático no processo de ensino-aprendizagem e formação da responsabilidade socioambiental de jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.