Avaliação do consumo energético e emissões de dióxido de carbono do transporte rodoviário do Brasil (2016-2026)

Autores

  • Olivia Nascimento Boldrini Nicolau Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Gisele de Lorena Diniz Chaves Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Igor Tureta Zanchetta Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v54i0.62606

Palavras-chave:

emissão de CO2, setor de transporte, modal rodoviário

Resumo

O setor de transporte é um setor-chave para o desenvolvimento de um país, mas demanda muita energia oriunda de combustíveis fósseis, gerando volumes consideráveis de gases do efeito estufa. Dada a importância do setor e seu potencial poluidor, este trabalho busca avaliar o consumo energético e a emissão de CO2 do modal rodoviário no Brasil. Para isso, o método System Dynamics (SD) foi escolhido, envolvendo as relações entre frota de veículos, PIB (global e do setor de transporte) e investimentos em infraestrutura rodoviária (extensão de vias). Com o modelo proposto, nove cenários foram simulados em um horizonte de onze anos, compreendidos entre 2016 e 2026, sob diferentes perspectivas. Os resultados evidenciaram que a variação da frota de veículos rodoviários tem maior influência no consumo energético e, consequentemente, nas emissões de CO2, quando comparado com a composição de uso de combustíveis e investimentos em pavimentações de vias.

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Publicado

2020-10-05

Como Citar

Nicolau, O. N. B., Chaves, G. de L. D., & Zanchetta, I. T. (2020). Avaliação do consumo energético e emissões de dióxido de carbono do transporte rodoviário do Brasil (2016-2026). Desenvolvimento E Meio Ambiente, 54. https://doi.org/10.5380/dma.v54i0.62606

Edição

Seção

Artigos