História da construção da Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR): aspectos epistemológicos, metodológicos e institucionais
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v47i0.62429Palavras-chave:
construção interdisciplinar, meio ambiente e desenvolvimento, institucionalização da interdisciplinaridade, desafios epistemológicosResumo
Neste artigo, busca-se fazer um balanço histórico do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) da UFPR, a partir da apresentação do contexto filosófico, geopolítico e institucional em que emerge uma nova modalidade de produção interdisciplinar do conhecimento acadêmico-científico. Para tanto, buscou-se identificar os fundamentos críticos de outra proposta epistemológica, em que são produzidos as metodologias e os procedimentos de pesquisa, cujo resultado é expresso nos seguintes elementos: concepções de sociedade e natureza; práticas interdisciplinares; limites e desafios para a resolução dos problemas socioambientais; e novos desafios epistemológicos, políticos e institucionais para a construção de uma ciência pública, cidadã e pertinente.
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