História da construção da Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR): aspectos epistemológicos, metodológicos e institucionais

Autores

  • Dimas Floriani

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v47i0.62429

Palavras-chave:

construção interdisciplinar, meio ambiente e desenvolvimento, institucionalização da interdisciplinaridade, desafios epistemológicos

Resumo

Neste artigo, busca-se fazer um balanço histórico do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) da UFPR, a partir da apresentação do contexto filosófico, geopolítico e institucional em que emerge uma nova modalidade de produção interdisciplinar do conhecimento acadêmico-científico. Para tanto, buscou-se identificar os fundamentos críticos de outra proposta epistemológica, em que são produzidos as metodologias e os procedimentos de pesquisa, cujo resultado é expresso nos seguintes elementos: concepções de sociedade e natureza; práticas interdisciplinares; limites e desafios para a resolução dos problemas socioambientais; e novos desafios epistemológicos, políticos e institucionais para a construção de uma ciência pública, cidadã e pertinente.

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

Floriani, D. (2018). História da construção da Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR): aspectos epistemológicos, metodológicos e institucionais. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 47. https://doi.org/10.5380/dma.v47i0.62429