Percepção ambiental e mineração de agregados: o olhar da população urbano-rural de Ourém, Pará, Brasil

Autores

  • Yuri Cavaleiro de Macêdo Coelho Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Flávia Cristina Araújo Lucas Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Priscila Sanjuan de Medeiros Sarmento Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v53i0.60771

Palavras-chave:

impactos da mineração, conflitos socioambientais, desenvolvimento econômico, Amazônia

Resumo

A mineração tem se destacado em razão da diversidade e abundância de produtos que podem ser explorados dos ambientes naturais. Entretanto, esta atividade está fortemente associada a cenários de degradação ambiental e conflitos sociais. Em Ourém, município do nordeste paraense, a lavra de agregados para construção civil (areia, argila e seixo) é uma prática que já vem acontecendo há alguns anos. Diante disto, a presente pesquisa analisa a percepção ambiental de moradores atingidos direta ou indiretamente por atividade mineradora do referido município. A coleta de dados ocorreu com 154 residentes, utilizando: formulários estruturados; observação participante; conversas informais; entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos. Os resultados mostram que os indivíduos estão mais preocupados com os problemas relacionados à segurança e ao emprego, em detrimento dos danos causados ao meio ambiente, inclusive com a mineração. Estatisticamente, as pessoas mais preocupadas com os agravos ambientais são os moradores com idade mais avançada, que residem há mais de 31 anos no município e possuem ocupação fixa. Sobre o trabalho das mineradoras, a população evidencia em proporção bem maior os impactos socioambientais negativos do que os positivos.  Todavia, as pessoas demonstraram estar habituadas com os efeitos prejudicais da mineração e pouco se mobilizam para solicitar reparação de danos e contrapartidas sociais. As informações obtidas a partir dessas investigações são de suma importância como um registro de evidência científica disponível para a população e suas lideranças, tendo potencial de contribuir na articulação entre poder público e sociedade civil, bem como na elaboração de políticas públicas com base em projetos de diagnóstico ambiental que reflitam a visão dos diferentes atores envolvidos.

Downloads

Publicado

2020-04-03

Como Citar

Coelho, Y. C. de M., Lucas, F. C. A., & Sarmento, P. S. de M. (2020). Percepção ambiental e mineração de agregados: o olhar da população urbano-rural de Ourém, Pará, Brasil. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 53. https://doi.org/10.5380/dma.v53i0.60771

Edição

Seção

Artigos