Análise do comportamento das emissões de dióxido de carbono (CO2) do Brasil e de outros países por meio da Identidade de Kaya e do Perfil de Emissões
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v46i0.55087Palavras-chave:
CO2, PIB, desacoplamento, Kaya, BRICSResumo
Este trabalho analisa o comportamento das emissões de dióxido de carbono em relação ao crescimento econômico e populacional nas últimas duas décadas do Brasil e de outros países selecionados. Os métodos da Identidade de Kaya e do Perfil de Emissões foram empregados para modelar um conjunto de dados relativos ao Brasil e a outros seis países. Os dados mais recentes disponíveis e utilizados como fonte de análises no momento desta pesquisa são os da Agência Internacional de Energia para o período de 1990 a 2014. Os resultados avaliados mostraram duas conclusões antagônicas para o Brasil. A primeira é que, quando comparado aos outros países investigados, o Brasil tem a melhor posição em termos de volume total dos gases poluentes lançados na atmosfera. Já a segunda conclusão mostra que as emissões de dióxido de carbono do País estão crescendo mais do que o aumento populacional. Ou seja, se continuar da forma que está, o País poderá perder a condição de destaque de matriz energética mais sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.