Análise do desempenho de reservatório de uso múltiplo: estudo de caso na sub-bacia Billings
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v46i0.54521Palavras-chave:
reservatório múltiplo uso, planejamento energético, recursos hídricos, indicadores de desempenho, índice de sustentabilidade hídricaResumo
O presente estudo analisou o desempenho do Reservatório Billings, inserido na bacia do Alto Tietê - São Paulo, quanto à sua capacidade de atender as demandas de abastecimento urbano e de geração de energia elétrica concomitantemente. Para isso, foram considerados três cenários de operação para o Reservatório: no primeiro, adotou-se diferentes valores de transferência de água para o Reservatório, além de demanda consuntiva fixa; no segundo, a transferência de águas foi suprimida e considerou-se diferentes demandas consuntivas; no terceiro, empregou-se o reúso potável indireto da água como auxílio para recarga do Reservatório, e considerou-se diferentes demandas consuntivas. Os indicadores de desempenho estatísticos confiabilidade, resiliência e vulnerabilidade e o Índice de Sustentabilidade Hídrica foram calculados. Os resultados obtidos para o Cenário 1, pelo cruzamento entre os fatores critérios de desempenho versus bombeamento do reservatório, indicaram que a confiabilidade, a resiliência e o Índice de Sustentabilidade Hídrica aumentaram, ao passo que a vulnerabilidade do sistema diminuiu significativamente. No Cenário 2, observou-se que o aumento da demanda hídrica implica em reduções significativas da confiabilidade, da resiliência e da sustentabilidade hídrica e um aumento da vulnerabilidade do sistema. Por último, o Cenário 3 demonstrou que a recarga do Reservatório por meio da água de reúso proporciona melhorias no seu desempenho se comparado ao Cenário 2, e beneficia a redução dos impactos ambientais provindos do lançamento dos esgotos na Billings. Concluiu-se que o planejamento de um sistema de Reservatório é um fator essencial para que ele possa satisfazer as múltiplas demandas e que, como uma solução parcial a fim de aumentar o aporte de água na Billings, a inserção da prática do reúso da água é uma ideia importante a ser considerada, pois poderá auxiliar na alimentação hídrica do Reservatório até que a transferência de águas dos rios Tietê e Pinheiros volte a ser viável, como foi projetado inicialmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

