Juventude e mundos-da-vida: a luta por direitos à participação, à sustentabilidade e ao meio ambiente
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v45i0.53999Palavras-chave:
juventude, estatuto da juventude, participação, meio ambienteResumo
O Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013) vem assegurar os direitos fundamentais dos jovens, como educação, saúde, cultura e trabalho. Porém, também assegura novos direitos, como o direito à participação social, ao território, à livre orientação sexual, à sustentabilidade e ao meio ambiente. Pretende-se, no presente artigo, tematizar os direitos à participação e ao meio ambiente enquanto direitos fundamentais dos jovens e os desafios que estes apresentam na atuação do Serviço Social e áreas interdisciplinares. Destaca-se, para tanto, a importância dos espaços nos quais os jovens possam participar e desenvolver formas adequadas e compatíveis com os fundamentos da ecologia política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.