“Protegendo” o Brasil contra o “conhecimento inconveniente”: a representação da conexão entre mudança climática e a carne bovina nos jornais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v40i0.49258Palavras-chave:
cobertura midiática, mudança climática, energia, carne, soluçõesResumo
Analisando a cobertura sobre o clima nos jornais brasileiros nos anos 2002 até 2010, este artigo mostra que a mudança climática foi enquadrada como um problema de energia apesar de ela ser uma pequena parte das emissões do país em comparação com as emissões de mudança no uso da terra e da agricultura. Enquanto a produção de carne é a maior causa das emissões nacionais, discussões sobre a carne como um problema no contexto das alterações climáticas foram marginais, na melhor das hipóteses. À medida em que apareceu, o tema da carne era subdesenvolvido e abordado de tal forma que reduziu a atenção, a preocupação e o poder dos brasileiros para guiar o país para um novo caminho de desenvolvimento nacional mais sustentável. O artigo apresenta esses resultados e oferece uma explicação econômica e política preliminar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.