Jornalismo da mudança climática: da agonia ao debate agonístico
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v40i0.49257Palavras-chave:
mudança climática, normas jornalísticas, (des-)politização, bjetividadeResumo
A partir de uma visão politizada da mudança climática, este trabalho critica o jornalismo convencional por falhar em promover um debate agonístico e democrático sobre como seguir em frente. Com base em uma busca direcionada por exemplos nas reportagens (e respectiva reflexão) de dois sites de notícia alternativos em língua holandesa (DeWereldMorgen e De Correspondent), nós buscamos ilustrar como seus respectivos jornalistas (do clima) buscam a verdade, geram debate democrático e responsabilizam o poder combinando práticas do jornalismo construtivo, do slow journalism (“jornalismo desacelerado”) e da advocacia jornalística. Nós consideramos que esses jornalistas se focam em padrões, causas e valores subjacentes, ao invés de novidades ou eventos excepcionais. Além disso, denuncia-se explicitamente um estilo de comunicação imparcial e neutro em favor de uma escolha aberta e reflexiva de produção de notícias baseada na advocacia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.