Mudanças climáticas entre utopia e distopia: uma análise da representação do fenômeno nas imprensas brasileira e francesa
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v40i0.49072Palavras-chave:
mudanças climáticas, imprensa, representação, utopia, distopia, análise do discursoResumo
O artigo apresenta os resultados de uma análise do discurso dos jornais Le Monde, Le Figaro, O Estado de São Paulo e O Globo sobre a representação das mudanças climáticas. A hipótese heurística que conduz a pesquisa é de que a representação do fenômeno nos jornais se divide entre ideias utópicas e distópicas. O quadro teórico baseia-se em trabalhos filosóficos e em estudos literários sobre utopia e distopia. A análise do discurso é fundamentada nos trabalhos sobre a imprensa diária francesa realizados por Sophie Moirand e no conceito de “momento discursivo”. Observa-se que a representação das mudanças climáticas nos jornais analisados estrutura-se sobre a ideia de consenso científico e político, promovendo iniciativas individuais, o ideal de preservação da natureza e o uso de tecnologias como resposta ao problema climático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.